26 de julho de 2024 - 23:32

UEMS forma 36 profissionais em Colação de Grau extraordinária

Dourados (MS) – Com a presença dos pais, familiares e amigos, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) entregou o diploma de conclusão de curso para 36 novos profissionais, de 14 cursos de várias Unidades Universitárias, na última sexta-feira (26), no auditório da UEMS em Dourados.

A Pró-reitora de Desenvolvimento Humano e Social, Adriana Rochas Moreira, dirigiu a cerimônia e desejou sucesso a esta nova fase dos formandos. “É uma alegria poder entregar estes diplomas a vocês, temos certeza que foi com muito esforço e dedicação que vocês conseguiram atingir mais esta etapa. É um momento de celebração para todos os familiares e amigos. Desejamos a todos muito sucesso!”, destacou.

No evento, formou-se o primeiro indígena químico industrial, Namir Medeiros de Oliveira, de 28 anos, da etnia Terena de Aquidauana. “Estou muito orgulhoso por poder representar meu povo. O que levo de melhor da UEMS é o conhecimento! Tive também muita ajuda da Rede de Saberes, principalmente, para ir apresentar meu TCC em outros Estados. No meu trabalho estudei sobre a produção de etanol e o processo químico/físico da levedura, estou até querendo abrir uma cachaçaria”, relatou.

1_fba442f2b7c63db345d23db271094320_2016-08-26_14-15-25
Namir Medeiros de Oliveira recebendo o diploma

O formando, Julimar Martins da Silva, de 47 anos, estava muito feliz por colar grau em Administração Pública, por meio da Educação a Distância. Ele encontrou na modalidade EaD uma forma de realizar o sonho de fazer uma graduação. “Foi muito bom, eu gostei de tudo, terminei o curso e quero fazer uma pós-graduação. Eu terminei o ensino médio em 1989, mas não tive oportunidade de estudar, daí a UEMS foi para Camapuã, ofereceu uma graduação e duas pós-graduações, e eu morando perto – em Costa Rica – enfrentei este desafio. Foram 704 pessoas disputando 70 vagas e eu passei, valeu a pena, eu aproveitei a oportunidade da EaD”, contou.

A cerimônia emocionou, principalmente, os pais. A mãe, Janete Lili Azambuja, estava muito emocionada ao ver o filho recebendo o diploma de engenheiro agrônomo, “é uma vitória, é muita emoção para uma mãe. Com tantas dificuldades para ele conquistar este ‘canudo’, este momento é uma conquista para a família. Ele teve que interromper várias vezes para poder trabalhar, mas felizmente deu tudo certo e hoje a gente vai comemorar!”,  disse.

Os acadêmicos formaram-se nos cursos de: Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Física, Química/Licenciatura, Química Industrial, Turismo, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Letras/Inglês, Produção Sucroalcooleira, Geografia e Administração Pública.

UEMS