23 de abril de 2024 - 07:32

TVE e Secretaria de Cultura abrem espaço para discutir cerâmica indígena

O “novo modelo” da secretária de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação já terá sua primeira ação em parceria nesta próxima segunda feira, no auditório Ueze Elias Zahran que fica TVE no parque dos poderes.  O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery abre os trabalhos palestrando sobre;” Políticas Públicas na área de cultura e artesanato indígena; a experiência da Fundação de Cultura de MS”.

O workshop tem a intenção de discutir experiências e reflexões importantes ao artesanato indígena e sistematizar recomendações para aperfeiçoar a produção do mercado para a cerâmica artesanal das etnias Kadiwéu, Terena e Kinikinau, nos dias 6, 7 e 8 de março, no Auditório da TV Educativa, acontece o workshop “Artesanato Cerâmico Indígena em Mato Grosso do Sul”. O evento faz parte de um projeto de pesquisa da Uniderp – Universidade Anhanguera, e tem parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Cultura.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp e coordenador do projeto de pesquisa “Artesanato Indígena Mudanças e Inovações Tecnológicas em Mato Grosso do Sul”, Gilberto Luiz Alvez diz que o projeto se preocupa em ajudar nas inovações da cerâmica para ampliar seu mercado e que o objetivo do evento é o de ser uma reunião para apresentar resultados. Para ele, a cerâmica indígena é um importante símbolo cultural do estado e precisa ser discutida. “Nós temos nos omitido em relação a qualquer tipo de apoio que possa ser dado ao artesanato indígena. Há diversas instituições hoje que tem programas de apoio ao artesanato, contudo você não tem uma única iniciativa de apoio direto ao artesanato indígena. Nós entendemos que era uma dívida que nós tínhamos com as comunidades indígenas também no sentido de assegurar visibilidade ao seu trabalho.”

O evento começa às 8h, na segunda-feira (6), no auditório da TV Educativa (TVE), localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande. As apresentações serão gravadas e segundo Alvez, poderão compor um livro digital. “O Governo do estado, através da TVE, de seu presidente Bosco Martins, do secretário Athayde e toda sua equipe foi muito gentil ao nos colocar a possibilidade de utilizar o anfiteatro para a realização desse evento. Nesta oportunidade, inclusive, nós faremos as gravações de todas as apresentações e estas apresentações elas devem sistematizar um livro. Elas todas serão utilizadas em um livro temático que será editado em seguida”. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público que pode se inscrever no local e termina na quarta-feira, dia 8, com uma visita aos polos oleiros Terena e KiniKinau no município de Miranda.

Thayna Oliveira / Portal da Educativa