plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 16:08

Fernando Gabeira fala sobre política e outros importantes temas no Roda Viva desta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 6, o Roda Viva entrevista o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira. O programa vai ao ar ao vivo, às 21h, com apresentação de Augusto Nunes, em transmissão simultânea pela TV Educativa (MS), pelo canal 4 (aberto), 15 (net) e Portal da Educativa – www.www.portaldaeducativa.ms.gov.br .

Durante a entrevista, Gabeira comenta sobre a história recente da política brasileira e os principais temas da atualidade no país e no mundo.

O entrevistado

Fernando Gabeira, escritor, jornalista e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro (1998-2010), nascido em 1941, é mineiro de Juiz de Fora e carioca por opção desde 1963. É conhecido pela sua atuação no Partido Verde, defendendo posições polêmicas em questões consideradas como tabus na cultura política brasileira (como a profissionalização da prostituição, o casamento homossexual e a descriminalização da maconha).

Destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968. No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso e exilado.

Em dez anos de exílio, esteve em vários países. Testemunhou no Chile, em 1973, o golpe militar que derrubou Salvador Allende. Mais tarde, retrataria a queda e o assassinato de Allende em roteiro para a TV sueca. Na Suécia, país onde viveu mais tempo durante o exílio, exerceu desde o jornalismo, principalmente na Rádio Suécia, até a função de condutor de metrô, em Estocolmo. Com a anistia, voltou ao Brasil no final de 1979.

Em sua trajetória, além da política e do jornalismo, Gabeira também dedicou-se a uma intensa produção literária, incluindo as obras O que é isso Companheiro, O crepúsculo do Macho e Goiânia, Rua 57 – O nuclear na Terra do Sol.

 

                                                                                                                                  Fonte: Assessoria da TV Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *