26 de abril de 2024 - 13:53

Tereré Bowl na TVE Cultura mostra o futebol americano disputado em MS para o país

Decisão do Campeonato Estadual da modalidade, em Terenos, teve transmissão ao vivo na emissora pública e também pela internet, onde houve recorde de acessos
Decisão do Tereré Bowl em Terenos contou com transmissão da TVE Cultura. (Foto: Prefeitura de Terenos/Divulgação)

O Campo Grande Predadores foi o campeão do Tereré Bowl 2019, ao vencer o Dourados Redlands pelo placar de 47 a 0. A decisão do torneio foi disputada neste domingo (19) no Parque Municipal Isaac Cardoso Filho, em Terenos, lotando as arquibancadas da praça esportiva. Porém, o público pode acompanhar e matar a curiosidade sobre o futebol americano graças à TVE Cultura que, pela primeira vez, realizou uma transmissão de decisão do esporte na TV aberta brasileira, com captação no território estadual em sistema digital e analógico e, pelo país e Mercosul, por meio de antenas parabólicas.

Foram mais de três horas de transmissões realizadas, também, por meio do Portal da Educativa – em seu site e na fan page na rede social Facebook–, que registrou neste domingo recordes nos acessos únicos internautas durante o Tereré Bowl. Os números, conforme a Direção de Tecnologia e Inovação, estiveram muito acima da audiência diária via computadores e dispositivos móveis.

A final foi disputada em Terenos porque o campo do parque Isaac Cardoso Filho apresentava ótimas condições. Cerca de 500 pessoas lotaram as arquibancadas do espaço para acompanhar a final do Estadual de Futebol Americano. A visibilidade proporcionada pela transmissão via TV foi um chamariz a mais para o evento, como destacou Adriano Silveira, presidente da FFAMS (Federação de Futebol Americano de Mato Grosso do Sul).

“A transmissão pela TVE Cultura deu visibilidade e mais credibilidade ainda para o futebol americano em Mato Grosso do Sul. É um esporte em ascensão, que vem registrando crescimento superior a 50% ao ano no número de praticantes no Estado”, disse Silva, reforçando ainda o ineditismo da iniciativa da emissora estatal sul-mato-grossense. “Foi a primeira vez que uma final foi transmitida no país, isso teve uma ótima repercussão bem antes do jogo”, frisou. Campeão, o Predadores se prepara agora para a disputa do Nacional.

Diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins reforçou que um dos objetivos da TVE Cultura, da Educativa 104.7 FM e também do Portal da Educativa é justamente revelar à população as diferentes manifestações da sociedade, o que passa pelo Esporte. Nesse sentido, a intenção é continuar a acompanhar e mostrar o esforço e dedicação dos atletas locais em suas disputas.

“Continuaremos a apostar na transmissão de eventos alternativos como o Tereré Bowl, como forma de garantir ao público meios de conhecer nossa diversidade no esporte, nas artes, na cultura e em várias outras expressões da sociedade”, pontuou. “O futebol americano é um dos esportes que mais têm atraído a atenção dos jovens, então, nada mais correto que abrirmos a oportunidade de eles também verem que por aqui há disputas de bom nível”.

Bosco ainda reforçou que a transmissão segue as diretrizes da administração estadual em se melhorar cada vez mais a prestação do serviço à sociedade por meio da otimização de recursos. “É uma determinação dada pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, para que nos valhamos da nossa capacidade técnica para, cada vez mais, cumprirmos o nosso papel como veículos de comunicação pública da sociedade sul-mato-grossense”, finalizou.

A Prefeitura de Terenos apoiou a decisão. A entrega dos prêmios foi acompanhada pelo prefeito Donizete Barraco e a primeira-dama, Dirce Gonçalves, bem como pelo diretor do Departamento de Educação, Cultura, Esporte Lazer, Hermes da Silva; o coordenador de Esportes, Odinei Neves; e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Meio Ambiente, Ewerton Fortuna.