plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de junho de 2024 - 10:40

Tech Dicas: saiba mais sobre o funcionamento e usos das impressoras 3D

Professor Matheus Neivock explicou no Bom Dia Campo Grande aplicações de equipamento que, em poucos anos, viu valor despencar e pode ser usado por diferentes profissionais
Equipamentos viram o preço baratear e são utilizados por diferentes profissionais. (Foto: 3DVerdade/Reprodução)
Equipamentos viram o preço baratear e são utilizados por diferentes profissionais. (Foto: 3DVerdade/Reprodução)

De um equipamentos refinado e luxuoso, as impressoras 3D avançaram rapidamente nos últimos anos, tornando-se um equipamento relativamente acessível. Em sua estreia no Tech Dicas, do Bom Dia Campo Grande, o professor Matheus Piazzalunga Neivock, do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), abordou nesta sexta-feira (6) detalhes sobre os aparelhos que acabam comprados tanto como necessidade profissional como para hobby.

“A impressora 3D é um equipamento de manufatura aditiva. Traduzindo, é como uma pistola de cola quente, que derrete o material e faz várias camadas. Construindo andar por andar, ela transforma uma ideia do mundo virtual em uma peça física para alguma aplicação”, simplificou Matheus. Ele lembra que, há quatro anos, uma impressora 3D chegava a custar R$ 50 mil. Hoje, porém, grandes lojas vendem equipamentos com preços pouco superiores a R$ 1 mil.

Ele adverte, porém, que o manuseio do equipamento é um pouco mais complexo do que o de uma impressora comum. “Não é como uma impressora a jato de tinta ou laser, em que você a pluga no computador e manda o texto ou outro arquivo. A impressora 3D exige um pouco de conhecimento sobre desenho. Parte de um objeto virtual em 3D que é transferido para ela”, comentou. Matheus destacou que existem vários aplicativos na internet que, de forma intuitiva, transformam os desenhos feitos em produtos sólidos.

Quanto às aplicações, o professor destacou serem variadas: de culinária à mecânica e a medicina encontram utilidade na produção das impressoras 3D. “Quando se fala delas, as ideias começam a fervilhar”, destacou, citando entre outros exemplos a fabricação de próteses para animais que perderam uma pata. “Cada campo, as mais diversas áreas e conhecimentos podem ter um campo de aplicação”.

O Tech Dicas é um dos blocos do Bom Dia Campo Grande que traz informações sobre temas relevantes –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho (quintas) e Tecnologia e Informática (sextas). Você pode encaminhar suas sugestões ou perguntas aos especialistas parceiros por mensagem de texto ou de voz pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *