Após a Revista à Tropa haverá o hasteamento das bandeiras, a execução do hino nacional e hino da Independência e por fim o acendimento da Pira com o fogo simbólico da Pátria.
Abrem o desfile, por volta das 9h15, integrantes de 14 instituições civis entre escolas estaduais, Associação Cidade dos Meninos, escoteiros, maçonaria, Projeto Imperadores do Futuro e Adesg. Após, entram na rua 13 de Maio as unidades das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), agentes do Presídio Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apresentações a pé e com viaturas.
Interdições
Para a montagem da estrutura do palanque onde ficarão as autoridades e das arquibancadas para o público, a avenida Afonso Pena estará interditada nos dois sentidos entre as ruas Rui Barbosa e Calógeras, a partir das 19h desta sexta-feira (6). E a partir das 20h desse mesmo dia, estará proibida a passagem de veículos pela rua 13 de Maio, entre as ruas Dom Aquino e 15 de Novembro. O tráfego estará liberado a partir das 18h de sábado.
No dia do desfile a rua 13 de Maio estará interditado das 5h às 13h entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Correa da Costa, percurso a ser feito pelas instituições civis e militares que estarão se apresentando.
Com as interdições, a melhor opção para quem vai para os altos da avenida Afonso Pena e ao Shopping Campo Grande, é seguir pela avenida Fernando Correa da Costa. Para os que pretendem se dirigir à região do Aeroporto Internacional de Campo Grande, a recomendação é para que siga pela rua Eça de Queiroz, no final da rua 14 de Julho, bairro São Francisco, seguindo pela avenida Ernesto Geisel, avenida Afonso Pena e avenida Duque de Caxias.
O coronel do Exército Brasileiro Ranilson Reis Ferreira orienta a população a levar água e sugere que as pessoas participem da comemoração usando o verde e amarelo, cores da bandeira nacional.
A Defesa Civil Estadual estará com equipes em vários pontos da rua 13 de Maio, no percurso do desfile, e também com um ponto de apoio para o acionamento de equipes de socorro e para os casos de crianças que se perderam dos pais. Haverá também ambulâncias do Exército, do Samu e do Corpo de Bombeiros, que serão acionados em caso de necessidade.
Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Arquivo