Entrevista com a deputada federal vai ao ar ao vivo na TVE Cultura MS a partir das 21h
O Roda Viva desta segunda-feira (14) entrevista a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP). Na linha de frente da renovação política no país, foi uma das candidatas mais votadas para a Câmara Federal, sendo eleita pelo Estado de São Paulo. O programa vai ao ar pela TVE Cultura MS e no Portal da Educativa a partir das 21h.
Com apenas 25 anos, Tabata Amaral, formada em Ciências Políticas e Astrofísica pela Universidade de Harvard, é uma das fundadoras do movimento Mapa Educação, que luta para que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade. Na Câmara, integra o grupo de rebeldes que defende o fim do controle dos caciques partidários sobre o voto dos deputados.
Da Vila Missionária, na periferia de São Paulo, até a Universidade de Harvard, ela abriu caminho pelo próprio esforço. Foram as notas altas nas escolas e o bom desempenho nas Olimpíadas de Ciência que garantiram as bolsas de estudo para os cursos que a família não poderia proporcionar.
Ao passar da universidade para o mundo da política, teve um choque de realidade. As equações da Matemática e os enigmas da Astrofísica são questões fáceis, comparando com as pressões dos coronéis dos partidos, que dominam boa parte do Congresso Nacional.
Tabata também tem sido acusada de dupla militância por lideranças do PDT, onde já conviveu com ameaças de expulsão. Ciro Gomes, ex-presidenciável pedetista, fez a afirmação referindo-se ao movimento RenovaBR, que bancou candidaturas de nove deputados eleitos, incluindo a parlamentar paulista.
Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitida por emissoras parceiras de todo o país, o Roda Viva reúne jornalistas e especialistas sobre diferentes áreas para sabatinas a personalidades. Com apresentação de Daniela Lima e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 21h, pela TVE Cultura MS e no Portal da Educativa.