plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 00:45

“Ancient Warror”, dos australianos do Zennith, dá o tom no Xaymaca Reggae

Programa da Educativa 104.7 FM traz neste domingo destaques do novo álbum de uma das principais bandas de reggae da Austrália
Zennith gravou álbum em Kingston durante o Mês do Reggae na Jamaica. (Foto: Divulgação)
Zennith gravou álbum em Kingston durante o Mês do Reggae na Jamaica. (Foto: Divulgação)

Os “aborígenes australianos” do rockers reggae roots Zennith são o destaque do Xaymaca Reggae deste domingo (13). O programa da Educativa 104.7 FM traz os ritmos condensados em “Ancient Warrior” (“Antigo Guerreiro”, em uma tradução literal), lançado na sexta-feira (11) pela gravadora Zojak World Wide.

Para quem não conhece, o Zennith é considerado a principal banda de reggae da Austrália a guardar raízes com os povos indígenas daquele país. A estreia se deu com um EP, em 2007, e desde então esses criativos artistas não pararam.

Australianos do Zennith estão entre os destaques do Xaymaca Reggae deste domingo. (Foto: Divulgação)
Australianos do Zennith estão entre os destaques do Xaymaca Reggae deste domingo. (Foto: Divulgação)

O novo trabalho foi gravado no lendário Tuff Gong Studios e representa uma peregrinação aguardada há tempos, do país de Buluwai e da floresta tropical Kuranda Far –em Queensland, na Austrália–, com desembarque em Kingston, capital da Jamaica e do reggae.

Astro e Aden Brim trabalharam por um mês na gravação, finalizada em março deste ano, o Mês do Reggae na Jamaica. Nisso, conseguiram encaixar um pouco de turismo na cansativa programação de gravações, passando o aniversário de Bob Marley no concerto anual do museu em homenagem ao ícone jamaicano, bem como acompanharam um grande show do Protoje.

O caminho de volta ainda contou com escala em Los Angeles, com direito a um improviso ao lado de grandes músicos no Grammy Artistis Jam, em Beverly Hills.

Sobre o novo disco, os artistas do Zennith se dizem orgulhosos de terem contado com participações especiais em várias faixas –Jesse Royal, Dre Islands, Abijah Livingston (filho do lendário Bunny Wailer) e Harjinda Singh, entre outros músicos incríveis da Jamaica e da Austrália. O single “O Like It” foi o cartão de visitas do disco, lançado em setembro e que traz muito do aprendizado dos irmãos Brim com o pai, Willie.

“É como um legado do pai, como se ele fosse o primeiro compositor e intérprete de reggae indígena australiano”, disse Astro, responsável pela guitarra, vocais e percussão do Zennith. A faixa conta com participação do cantor e produtor jamaicano Jesse Royal.

“É uma música que tocamos há um tempo. Quando fomos para a Jamaica, Jesse Royal já gostou, então, entramos no estúdio e fizemos um remix de algo com isso. É uma música que realmente gostamos e que ressoa com o público, estamos crescendo há um tempo”, destacou Astro à mídia australiana. O produtor da obra foi Clive Hunt (que tem em seu catálogo de sucessos nomes como Jimmy Cliff, Steely & Clevie e os Rolling Stones).

“Todas as nossas músicas têm uma mensagem e uma história próprias. Mas muitos fãs estão curtindo a faixa de divulgação do álbum. É realmente uma música feliz, tem esse ritmo e é Reggae de raiz, disco, e a faixa final é apenas uma música muito adorável. Aden é o principal escritor. Ela é baseado em ver uma garota, se divertir e dançar por aí”, prosseguiu Astro, referindo-se a “I Like It”.

Passado o lançamento de “Ancient Warrior”, o Zennith inicia uma série de shows pela Austrália, incluindo no Island Vibe Festival 2019, um dos principais do país na Oceania voltados ao reggae.

Jah Bless a todos os ouvintes!

Sintonize – Com produção e apresentação de Rasdair da Mata, o programa Xaymaca Reggae vai ao ar aos domingos, das 22h às 00h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio). Curta a página do programa no Facebook e acompanhe as novidades e curiosidades sobre o reggae no Brasil e no mundo.

(Com Scenestf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *