Superintendente da Semagro destaca no Bom Dia Campo Grande importância da Dinapec 2019 para transferência de tecnologia

Compartilhe:

Em entrevista ao programa da Educativa 104.7 FM, Rogério Beretta detalhou possibilidades abertas pelo evento e participação do governo estadual na Dinâmica Agropecuária

Dinapec 2019 é oportunidade para transferência de tecnologias, diz superintendente da Semagro. (Foto: Divulgação)
Dinapec 2019 é oportunidade para transferência de tecnologias, diz superintendente da Semagro. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, Campo Grande será um grande centro de troca de experiências e tecnologias agropecuárias, com a realização da Dinapec-2019 (Dinâmica Agropecuária). No Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (12), Rogério Beretta, superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção), destacou que a feira é uma oportunidade de conhecer pesquisas de diferentes instituições e suas possibilidades de implementação.

“A Dinapec é um evento promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com participação de vários parceiros. O evento tem a finalidade de trazer para o produtor rural todas as tecnologias que são desenvolvidas nas unidades da Embrapa de todo o país, trazendo o que há de mais moderno em tecnologia e o resultado das pesquisas para o produtor rural ter acesso. É uma oportunidade ímpar de fazer a tão falada transferência de tecnologia”, disse Beretta aos microfones da Educativa 104.7 FM.

“Ao chegar na palestra o produtor ouvirá explanação do pesquisador que fez a pesquisa. É uma possibilidade de esclarecer todas as dúvidas”, prosseguiu.

Além das diferentes unidades da Embrapas presentes –e não apenas as três de Mato Grosso do Sul–, outras instituições públicas, como a Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), e parceiros privados participarão da Dinapec. Empresas também poderão apresentar suas novidades e áreas como máquinas e equipamentos.

Beretta explica que, além de pesquisas realizadas pela Agraer, o órgão participará da Cozinha Show, na qual será ministrado curso para fabricação de derivados de mandioca. Da mesma forma, o Senac (Serviço Nacional do Comércio) oferecerá curso de cortes de carnes bovina e ovina. Ambos serão gratuitos.

Oportunidade

O superintendente da Semagro destaca que, se no passado as propriedades eram o maior patrimônio que o investidor poderia ter, nos tempos modernos há outros aspecto a ser considerado. “Hoje o grande capital que se tem para garantir a produtividade e minimizar perdas é o conhecimento da tecnologia”, sentenciou.

Por esse motivo, ele destaca que a Agraer “está totalmente envolvida na Dinapec”, assim como os demais órgãos da Semagro, “porque tem o trabalho de levar a tecnologia do campo e, nessas situações, traz o produtor para assistir, com organização de caravanas, e os coloca frente a frente dos pesquisadores, tendo acesso a informações”. A agência também demonstrará trabalhos de seu time de pesquisadores durante a dinâmica.

A Subsecretaria da Cidadania do governo estadual também é parceira do evento, garantindo a participação de quilombolas, indígenas e jovens, entre outros setores atendidos pelo órgão, das ações realizadas no evento.

Sob o slogan “Soluções para o agro sustentável”, a Dinapec 2019 será realizada na sede da Embrapa Gado de Corte, na Vila Popular, em Campo Grande. As atividades serão realizadas entre 20 e 22 de fevereiro, sempre das 8h às 17h. Para participar, é possível realizar agendamento no dia dos eventos ou pela internet, no site http://www.dinapec.com/2019, onde também está disponível a programação do evento.

Sintonize – Com produção de Lívia Machado e Rose Rodrigues e apresentação de Maristela Cantadori e Ânderson Barão, o Bom Dia Campo Grande traz um noticiário composto pelas informações mais importantes do dia, prestação de serviço e entrevistas sobre temas diversos. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *