plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 08:07

Superintendente da Semagro destaca no Bom Dia Campo Grande importância da Dinapec 2019 para transferência de tecnologia

Em entrevista ao programa da Educativa 104.7 FM, Rogério Beretta detalhou possibilidades abertas pelo evento e participação do governo estadual na Dinâmica Agropecuária

Dinapec 2019 é oportunidade para transferência de tecnologias, diz superintendente da Semagro. (Foto: Divulgação)
Dinapec 2019 é oportunidade para transferência de tecnologias, diz superintendente da Semagro. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, Campo Grande será um grande centro de troca de experiências e tecnologias agropecuárias, com a realização da Dinapec-2019 (Dinâmica Agropecuária). No Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (12), Rogério Beretta, superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção), destacou que a feira é uma oportunidade de conhecer pesquisas de diferentes instituições e suas possibilidades de implementação.

“A Dinapec é um evento promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com participação de vários parceiros. O evento tem a finalidade de trazer para o produtor rural todas as tecnologias que são desenvolvidas nas unidades da Embrapa de todo o país, trazendo o que há de mais moderno em tecnologia e o resultado das pesquisas para o produtor rural ter acesso. É uma oportunidade ímpar de fazer a tão falada transferência de tecnologia”, disse Beretta aos microfones da Educativa 104.7 FM.

“Ao chegar na palestra o produtor ouvirá explanação do pesquisador que fez a pesquisa. É uma possibilidade de esclarecer todas as dúvidas”, prosseguiu.

Além das diferentes unidades da Embrapas presentes –e não apenas as três de Mato Grosso do Sul–, outras instituições públicas, como a Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), e parceiros privados participarão da Dinapec. Empresas também poderão apresentar suas novidades e áreas como máquinas e equipamentos.

Beretta explica que, além de pesquisas realizadas pela Agraer, o órgão participará da Cozinha Show, na qual será ministrado curso para fabricação de derivados de mandioca. Da mesma forma, o Senac (Serviço Nacional do Comércio) oferecerá curso de cortes de carnes bovina e ovina. Ambos serão gratuitos.

Oportunidade

O superintendente da Semagro destaca que, se no passado as propriedades eram o maior patrimônio que o investidor poderia ter, nos tempos modernos há outros aspecto a ser considerado. “Hoje o grande capital que se tem para garantir a produtividade e minimizar perdas é o conhecimento da tecnologia”, sentenciou.

Por esse motivo, ele destaca que a Agraer “está totalmente envolvida na Dinapec”, assim como os demais órgãos da Semagro, “porque tem o trabalho de levar a tecnologia do campo e, nessas situações, traz o produtor para assistir, com organização de caravanas, e os coloca frente a frente dos pesquisadores, tendo acesso a informações”. A agência também demonstrará trabalhos de seu time de pesquisadores durante a dinâmica.

A Subsecretaria da Cidadania do governo estadual também é parceira do evento, garantindo a participação de quilombolas, indígenas e jovens, entre outros setores atendidos pelo órgão, das ações realizadas no evento.

Sob o slogan “Soluções para o agro sustentável”, a Dinapec 2019 será realizada na sede da Embrapa Gado de Corte, na Vila Popular, em Campo Grande. As atividades serão realizadas entre 20 e 22 de fevereiro, sempre das 8h às 17h. Para participar, é possível realizar agendamento no dia dos eventos ou pela internet, no site http://www.dinapec.com/2019, onde também está disponível a programação do evento.

Sintonize – Com produção de Lívia Machado e Rose Rodrigues e apresentação de Maristela Cantadori e Ânderson Barão, o Bom Dia Campo Grande traz um noticiário composto pelas informações mais importantes do dia, prestação de serviço e entrevistas sobre temas diversos. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *