18 de abril de 2024 - 23:28

Papo de Mãe: segurança na hora de colocar o bebê para dormir

Por Sociedade de Pediatria de São Paulo,

Em todos os momentos, é preciso estar atento para a segurança dos filhos. Na hora de dormir, é importante também verificar alguns aspectos relacionados ao berço do bebê, garantindo, assim, que ele(a) esteja completamente seguro e confortável e tenha um sono tranquilo.

Conforme explica a pediatra Renata D. Waksman, coordenadora do Núcleo de Estudos da Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o berço deve ter superfície firme de apoio e nada mais deve estar nele, como brinquedos, travesseiros e almofadas, pois podem sufocar o bebê durante o sono. “O bebê pode estar enrolado numa manta do tórax para baixo, sempre deitado de barriga para cima”, orienta.

Abaixo, a médica cita alguns cuidados na hora da escolha do berço que deixarão a hora do sono mais confortável e segura:

• Estrado: de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é melhor que o estrado seja uma placa inteira;
  • Grades: a distância entre as grades precisa ser de, no máximo, 6cm para evitar que a criança passe o ombro, mãos ou pés nos vãos. A altura das laterais deve ser medida desde a base de cima do colchão e ter, no mínimo, 60cm. Se as grades forem móveis, devem possuir sistema de travamento;
  • Pintura: deve ser feita com tinta atóxica;
  • As bordas e partes salientes devem ser arredondadas;
  • Colchão: o colchão ideal para bebês deve ter densidade de 18 (D18). O vão entre a lateral do móvel e o colchão não pode ser maior que 2,5cm.

Assista ao Momento Papo de Mãe sobre como prevenir acidentes com o seu bebê. Tem mais dicas sobre  segurança na hora de dormir e o berço.

Assista –Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitido para todo o Brasil pelas redes públicas de televisão, como a TVE Cultura, o programa Momento Papo de Mãe traz informações e dicas para ajudar o dia a dia de mães e filhos, indo ao ar de segunda a sexta-feira às 16h45.  A atração pode ser acompanhada também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV).