
“Afinal, de quem é o resíduo?” Com esse questionamento, a coordenadora do programa de educação ambiental da Solurb, Mara Calvis, deu início a palestra sobre a correta destinação dos resíduos aos servidores e colaboradores da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel) na manhã desta quinta-feira (11).
Na oportunidade, Mara falou sobre os vários tipos de resíduos e sobre a necessidade de colocar cada material em seu lugar como forma de reduzir os poluentes. “Muitos sabem o que precisa ser feito, mas poucos fazem de fato”, afirmou. Ela destacou a utilização da palavra lixo de forma equivocada, pois remete a algo que não serve para mais nada, quando na verdade, quase tudo pode ser “reaproveitado, reciclado ou transformado”.
Mara também falou sobre a coleta seletiva, presente em 75% do município e explicou como as pessoas podem se informar sobre a rota, os dias e horários das coletas na Capital. “Basta acessar o nosso site [https://www.solurb.eco.br/] e observar o nosso mapa de coleta”, explicou.
Ao término da palestra, a coordenadora distribuiu, em nome da Solurb, squizz para todos como forma de substituir os copos recicláveis.