plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 06:07

Saúde inicia mobilização para vacinar meninas contra HPV; meta é atingir pelo menos 51,2 mil em MS

Campo Grande (MS) – O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (10) a mobilização nacional para início da aplicação da segunda dose da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no grupo de meninas de 9 a 11 anos de idade. Em Mato Grosso do Sul, a meta é imunizar pelo menos 51.254 meninas, o que corresponde 80% da população de mulheres nesta faixa etária no Estado (64.068). Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

No Brasil, a vacinação contra o HPV teve início em 2014 para o grupo de meninas de 11 a 13 anos. Segundo a coordenadora de imunização da SES, Kátia Mougenot, no ano passado 77.134 meninas foram vacinadas em Mato Grosso do Sul com a primeira dose. A quantidade ultrapassou a meta de 63.624 meninas e atingiu 121,24% de cobertura vacinal. Entretanto, com a segunda dose, apenas 37.827 meninas foram vacinadas, o que corresponde a 59,04% da meta de 64.068 meninas.

“A grande importância dessa mobilização é a prevenção. A vacina contra o HPV tem como objetivo diminuir a quantidade de câncer de colo uterino”, explicou Kátia.

Em 2015, a vacinação foi estendida para o grupo de meninas com idade entre 9 e 11 anos. Só no primeiro semestre, 32.257 meninas foram vacinadas contra o Papilomavírus humano, o que representa 50,26% do público-alvo de 64.181 meninas. Já a segunda dose da vacina começou nesta sexta-feira (10) com a meta de atingir 80% das 64.068 meninas na faixa etário do grupo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A vacinação

As meninas que não tomaram a primeira dose da vacina em 2015 e aquelas de 11 a 13 anos que não fizeram a primeira e/ou segunda dose em 2014 devem ser vacinadas. Por isso, a vacina continua disponível nas Unidades de Saúde no horário de funcionamento para que seja dada a sequência no ciclo de vacinação.

A imunização contra HPV é composta por três doses. No esquema de vacinação para o público feminino com idades entre 9 e 13 anos, (lembrando que as meninas que iniciaram o esquema aos 13 anos devem completar o esquema mesmo que já tenham feito 14 anos de idade), a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira dose.

Contágio

O HPV é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Bruno Chaves, da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Foto: Chico Ribeiro.

Fonte: Notícias MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *