plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 23:27

Presidente e diretor-executivo da Federação de MS de Capoeira visitam a Fertel

Moacir Barbosa e André Paulino participam do Giro do Esporte e são recebidos pelo diretor-presidente da fundação
Paulino, Bosco Martins, Moisés e Rasdair, durante reunião na Fertel nesta terça-feira. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Paulino, Bosco Martins, Moisés e Rasdair, durante reunião na Fertel nesta terça-feira. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

A Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) recebeu nesta terça-feira (21) a visita de Moacir Barbosa e de André Paulino, respectivamente presidente e diretor-executivo da Federação Sul-Mato-Grossense de Capoeira. Eles participaram ao vivo da edição do Giro do Esporte, programa da TVE Cultura que abre espaço para o desporto amador e profissional, sendo recebidos também pelo jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da fundação.

Acompanhados do apresentador Rasdair da Mata, apresentador do Xaymaca Reggae na Educativa 104.7 FM, os dirigentes da federação falaram um pouco dos trabalhos da entidade, a qual recém-assumiram, e também estenderam convite para uma feijoada beneficente que será realizada em 9 de junho em benefício da Associação dos Filhos de Nossa Senhora, da qual Paulino é integrante e na qual oferece aulas gratuitas de capoeira para crianças carentes da região do Jardim Ouro Preto (no Centenário, de Campo Grande).

Moacir explicou que já foi presidente da federação há seis anos, retornando agora com o objetivo de retomar a entidade que, no momento, congrega dez instituições filiadas em um universo de mais de 10 mil capoeiristas no Estado.

“Vamos fazer um trabalho de resgate da entidade para atrair novamente os praticantes”, destacou, colocando entre as metas a divulgação de competições, como o campeonato a ser disputado em julho em Dourados e Estadual, entre 17 e 18 de agosto, que deve ser disputado em Coxim. A intenção é mobilizar as mais de 160 instituições de capoeira no Estado e ajudar a divulgar uma atividade que se mistura entre o esporte e a cultura.

O presidente da federação salienta que a capoeira é uma prática que ajuda no desenvolvimento de crianças e adolescentes, com a prática sendo recomendada a partir dos 6 anos –período em que os apaixonados por essa prática podem ascender aos diferentes cordões (equivalentes às faixas e que, por um sistema normatizado no país, oficialmente são 16, mas que variam conforme as associações e academias pelo país).

O Giro do Esporte traz um noticiário completo sobre o desporto sul-mato-grossense, destacando seus protagonistas e as competições. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, a partir das 11h, com reprise às 18h, na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa –por meio do link ao vivo ou na fan page da rede social Facebook.

Evento

O diretor-executivo convidou Bosco e os demais presentes à reunião a apoiarem a Feijoada dos Amigos do André Paulino, que pretende angariar recursos para a Associação dos Filhos de Nossa Senhora, que oferece aulas gratuitas de capoeira a crianças carentes na região do Centenário. O evento será realizado em 9 de junho, a partir das 12h, ao custo de R$ 20 por pessoa.

“São cerca de 30 crianças que não teriam condições de praticar a capoeira em uma academia particular, para a qual oferecemos o treinamento e obtemos bons resultados”, pontuou Paulino. A Associação oferece os treinos na rua Quero-Quero, 138, Jardim Ouro Preto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 9-9105-5069.

Bosco Martins agradeceu a participação dos dirigentes da federação no Giro e colocou a Fertel à disposição para a divulgação dos eventos atuais e futuros da capoeira sul-mato-grossense, “que se trata de um patrimônio cultural e esportivo do Brasil, muito praticado em Mato Grosso do Sul e que até hoje cativa crianças e adultos com sua sonoridade e a ginga característica”. O procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães, e o diretor da TVE Cutura, Cezar Roriz, também participaram da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *