19 de abril de 2024 - 19:12

Ponta Porã comemora 106 anos de fundação nesta quarta-feira

Ponta Porã é vizinha à paraguaia Pedro Juan Caballero e comemora 106 anos em 18 de julho. (Foto: Divulgação)

A maior cidade de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai completa 106 anos de fundação nesta quarta-feira (18). Ponta Porã realiza desde a manhã atividades específicas para celebrar a data, como alvorada festiva e culto ecumênico em frente ao Paço Municipal, mas as atividades administrativas, que passam por entrega de obras, serviços e lançamento de programas são realizadas desde 12 de julho.

Conforme o site da administração municipal, tais ações serão realizadas até o início de agosto: no dia 5 acontece a 2ª Corrida Internacional Fronteira da Amizade, que deve distribuir R$ 12 mil em prêmios e ter largada no Parque dos Ervais. O calendário festivo deve ser finalizado no dia 7.

A ocupação da região que hoje dá lugar a Ponta Porã teve início no século XVIII, com a primeira ocupação militar na localidade ocorrendo em 1862, sendo destruída durante a Guerra do Paraguai. Findado o confronto militar, as fronteiras foram redefinidas, abrindo espaço para a ocupação. Thomaz Laranjeira intensificou a exploração da erva-mate em 1882 e, poucos anos depois, foi fixada a guarnição da Colônia Militar de Dourados.

Em 1900, Ponta Porã se tornou distrito de Bela Vista e Paróquia, o que ajudou na documentação de moradores –até então realizada em Nioaque. Em 18 de julho de 1912 ocorreu a emancipação político-administrativa, criando o município por meio de decreto do então governador de Matto Grosso, Joaquim Augusto da Costa Marques.

O novo município detinha terras por uma vasta região, chegando até o rio Paraná –mais tarde desmembrados e dando origem a municípios como Dourados, Amambai e Mundo Novo– e, naquela época, somava cerca de 40 mil habitantes. A instalação do município só ocorreu em 25 de março de 1913, o que levou a cidade, durante décadas, a celebrar o seu aniversário nessa data (a mudança só ocorreu no fim da década de 1980).

Na década de 1940, tornou-se a capital do Território Federal de Ponta Porã, instituído por Getúlio Vargas e extinto seis anos depois pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.

O município tem aproximadamente 88 mil habitantes e é conurbado com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, compartilhando história e tradições com o país vizinho. A região urbana internacional supera as 200 mil pessoas. Além da sede, Ponta Porã conta com os distritos de Cabeceira do Apa, Sanga Puitã e Nova Itamarati (originado do maior assentamento agrário do Brasil).