plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de junho de 2024 - 16:29

Poluição sonora é destaque de hoje do Podcast Tá na Rua pela 104,7

Nesta sexta-feira (01), o podcast do Tá Na Rua promete um episódio repleto de informações sobre a poluição sonora no trânsito, um problema que afeta a saúde auditiva e o bem-estar das pessoas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que qualquer som que ultrapasse os 50 decibéis pode ser prejudicial à saúde. A surdez moderada e/ou severa já afeta cerca de 500 milhões de pessoas, e a previsão até 2050 é de que 900 milhões possam desenvolver algum grau de perda auditiva, o que representa 1 a cada 10 habitantes do planeta.

A OMS estabelece que a poluição sonora de 50 dB é prejudicial, e a partir de 55 dB, podem ocorrer níveis de estresse e outros efeitos negativos. Quando atingimos 75 dB, a poluição sonora pode resultar em danos mais graves, incluindo risco de perda auditiva com exposição prolongada de até oito horas.

Para ilustrar o impacto, uma conversa comum atinge cerca de 60 dB, enquanto os ruídos no trânsito giram em torno de 80 dB, com buzinas atingindo até 100 dB. 

Além das consequências diretas para a audição, o Relatório Fronteiras 2022, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), destaca que a ampliação da poluição sonora nos centros urbanos pode contribuir para o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e distúrbios mentais. Outro aspecto importante é o impacto nos ecossistemas, afetando a comunicação de diversas espécies.

O programa vai ao ar hoje, às 17h, nas Educativas 104,7 FM e UFMS 99,9 FM. Os episódios também ficam disponíveis no Spotify.

Texto: Biel Gill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *