plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 07:27

Panorama MS fala sobre as diferentes dores que atingem o ser humano

Física, psicológica, transitória ou permanente, problema de saúde que pode incapacitar será discutido na TVE Cultura MS nesta segunda-feira
Diferentes manifestações da dor serão discutidas no Panorama MS desta segunda-feira (21). (Foto: Reprodução)
Diferentes manifestações da dor serão discutidas no Panorama MS desta segunda-feira (21). (Foto: Reprodução)

O assunto é frequente na vida de milhares de pessoas e merece até mesmo uma data de mobilização: o 17 de outubro é o dia Mundial de Combate à Dor, um problema que tem diferentes manifestações e intensidades –a dor aguda ou crônica, recorrente, fantasma e a psicológica. O assunto será tratado no Panorama MS, da TVE Cultura MS, desta segunda-feira (21).

O 17 de outubro foi escolhido para a data por ser o dia da primeira cirurgia com anestesia geral, realizada em 1846 nos Estados Unidos. Conforme a SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor), a dor nada mais é do que a interpretaão de uma informação que pode colocar em risco a integridade do corpo, que se distrai e força a alteração do foco de atenção e resulta em um comportamento de preservação.

Este pode se dissipar, caso não identifiquemos o fator de risco, ou se intensificar caso a sensação permaneça. E, em alguns casos, pode até impedir a rotina das pessoas. É onde reside, por exemplo, a dor crônica, que funciona como alerta e exige que o paciente busque ajuda.

Nesta segunda-feira (21), o Panorama MS vai discutir a dor com o médico anestesista Maruãn Omais, especialista em Dor e Cuidados Paliativos.

Você pode participar do programa ao vivo enviando perguntas e comentários sobre o tema por meio do WhatsApp (67) 99106-0300.

Apresentado por Gisllane Leite e Carlos Filho, o Panorama MS tem produção de Yara Martins, Elza Recalde e Heloisa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da TVE Cultura MS), e edição e direção de Nadjanara Morbeck. O programa debate, diariamente, temas de relevância para a população do Estado e do Brasil. O programa vai ao ar ao vivo, a partir das 10h, na TVE Cultura MS e também no Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *