25 de abril de 2024 - 13:09

O futuro do Campus da UFMS em Bonito

Professora Loiva Schiavo*

O Campus da UFMS de Bonito inaugurado com expectativa para estudantes da região sudoeste, fechou seus cursos presenciais sob a alegação de insuficiência de alunos.

No Vestibular de Inverno de 2010, o curso de Administração teve 60 vagas preenchidas. No curso de Turismo e Meio Ambiente ingressaram 18 alunos novos e outros 14 entre portadores de diploma e que acabaram transferidos de outras instituições, no fechamento da unidade, início de 2015. A UFMS em Bonito em cada turno, tem capacidade de atendimento para 520 alunos e infraestrutura adequada para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Num breve balanço vale ressaltar que o Campus de Bonito teve papel relevante na formação de guias, através do curso Técnico de Guia de Turismo (2013/2014). E o Curso de Especialização em Gestão Pública em março de 2015. Vale esclarecer ainda que todos os acadêmicos que iniciaram na modalidade presencial tiveram aulas e professores até a conclusão do curso, no início de 2015. Foram oferecidos cursos de graduação em Administração e Turismo e Meio Ambiente na modalidade presencial. As turmas finais se formaram em 2012, sendo que a partir de 2013, não houve mais oferta de vagas. A instalação do campus acabou neste período, sendo utilizada pela Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, retornando ao seu prédio original, reformado, no fim do ano passado.

A unidade da UFMS em Bonito iniciou suas atividades no ano letivo de 2009, oferecendo os cursos de Administração e Turismo e Meio Ambiente no período noturno. Foram ofertadas 120 vagas, sendo 60 para cada curso. Inicialmente foi utilizado o espaço físico da Escola Municipal João Alves da Nóbrega e posteriormente as atividades foram transferidas para a Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira.   A Prefeitura Municipal de Bonito cedeu então uma área de 4,5 hectares para a construção da unidade, onde hoje encontra-se o Campus da UFMS em Bonito.

Bonito, até dois anos antes, contava também com dois cursos superiores, ofertados por uma instituição particular (a IESF – Instituição de Ensino Superior da FUNLEC), que encerrou as atividades no município no ano de 2007. Os cursos ofertados eram nas mesmas áreas Administração Rural e o de Turismo.

Agora o novo diretor da UFMS Campus de Bonito, José Carlos de Jesus Lacerda e o professor Noslin de Paula Almeida (que sempre defendeu   como alternativa o Polo de Educação a Distância e a Base de Pesquisa), estiveram reunidos na Secretaria de Educação do Município, com o prefeito Leonel de Souza Brito. Na reunião oficializaram o fim dos cursos presencias e o início do processo de transição do campus para base de pesquisa.

Os educadores da UFMS se comprometeram ofertar curso de graduação a distância, de especialização e garantiram que não vão deixar de cumprir a obrigação social com a população local. Segundo a nova direção da UFMS em Bonito, haverá comprometimento para o Campus da   Universidade Federal seja reinaugurado, remetendo as novas mudanças ao início da implantação do Campus.

É uma questão fundamental para a equidade e para o desenvolvimento do trabalho e da qualidade de ensino da UFMS em Bonito, conhecermos os novos projetos que serão implementados.   O polo de Educação a Distância e a Base de Pesquisa serão um fator importante para o desenvolvimento do município. A previsão só para o Projeto da Base de Pesquisa é   algo em torno de 20 milhões de reais e em tempos bicudos de crise e de parcos investimentos. Ressaltamos ainda que através do Polo de Educação a distância e a base de pesquisa, poderá se oferecer um leque maior de cursos de graduação, tendo num futuro bem próximo suas atividades acadêmicas retomadas. A UFMS em Bonito, tem condições de oferecer uma dezena de cursos na modalidade à distância ao mesmo tempo.

O outro ponto se refere ao número de alunos no terceiro ano do ensino médio. Bonito tem somente 1% da população no 3º ano do ensino médio, enquanto os municípios vizinhos (Bodoquena, Jardim e Guia Lopes) têm 1,5%. Bonito tem em torno de duzentos alunos em fase de conclusão do ensino médio, sendo que nem todos concluem os estudos.

A decisão de oferecer cursos na modalidade a distância foi uma decisão pensada em cima dos dados da Educação de Bonito e de pesquisas realizadas com a demanda do ensino médio da cidade. Os cursos mais solicitados pela comunidade acadêmica do ensino de Bonito são na seguinte ordem: Educação Física, Ciências Biológicas, Administração, Música, Pedagogia, Letras, Matemática e Geografia.

* Professora Loiva é secretária de Educação de Bonito