plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 19:03

Governadores formam consórcio para desenvolvimento dos Estados do Brasil Central

O governador Reinaldo Azambuja destacou, após encontro em Campo Grande com os governadores Marconi Perillo (GO), Confúcio Moura (RO), Rodrigo Rollemberg (DF), Marcelo Miranda (TO) e Pedro Taques (MT), os ganhos oriundos da discussão conjunta de temas comuns aos seis Estados.

“Não tenho dúvida da força que esse Consórcio tem com a comunhão das bancadas federais, reunir os 18 senadores, os deputados federais, e com a união das assembleias legislativas saímos todos fortalecidos na construção de uma pauta de desenvolvimento”, afirmou Reinaldo.

closes-211-672x372
Governador Reinaldo Azambuja

Os seis Estados que integram o bloco Brasil Central já definiram pela criação de um Consórcio Interestadual de Desenvolvimento, que servirá como espécie de gestor de programas e projetos comuns à região e que podem resultar em ganhos e benefícios para a população.

Juntos, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal reúnem (segundo dados do IBGE – 2005) pouco mais de 20 milhões de habitantes, o equivalente a 9,16% da população nacional, com 25% do território nacional (IBGE, 2013).

Para o governador Reinaldo Azambuja, os Estados precisam acrescentar ao Fórum questões mais efetivas sobre logística , o que deve acontecer já no próximo encontro, em Brasília (DF), em novembro. “Até porque o Governo Federal está discutindo um programa de logística, que as vezes foge de uma lógica regional de desenvolvimento para o país”, pontuou.

A competitividade dos Estados, principalmente na exportação de carnes e grãos, primeiros colocados no ranking nacional, também foi debatida à pedido de Reinaldo Azambuja.

“Hoje o Brasil Central tem sido grande exportador, principalmente no setor de carnes e grãos, precisamos de uma logica sanitária comum. Isso pode ser uma das grandes barreiras de exportação para o futuro. Grandes mercados se abrem ao Brasil e temos sido competitivos neles, mas precisamos muita atenção nesta questão. Houve uma redução drástica de investimento por parte do Governo Federal, e isso acaba empurrando para os Estados a responsabilidade”, frisou o governador.

Além de discutirem ainda a questão tributária regional e nacional, os governadores também debateram pautas de relevância para educação, agronegócio, FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste) e reforma do Estado.

Memorandos

Os governadores assinaram dois memorandos de entendimentos.

O primeiro memorando foi celebrado com a organização da sociedade civil sem fins lucrativos ‘Ensina.br’, que atua em colaboração com a organização internacional “Teach for all”. O objetivo é elaborar um programa de recrutamento, seleção e capacitação de professores da rede pública de ensino dos estados, sem envolver a transferência de recursos públicos.

O segundo memorando foi assinado com a organização da sociedade civil sem fins lucrativo ‘Vetor Brasil’ para a criação de um programa de seleção e treinamento de profissionais para atuar na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas (trainees de gestão pública), também sem envolver a transferência de recursos públicos.

“Não tenho dúvida da força do Fórum no desenvolvimento do Centro-Oeste. Temos consciência que os estados e o Brasil não vão para o futuro se não avançar na questão educacional”, disse o governador anfitrião do evento, Reinaldo Azambuja.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *