plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de maio de 2024 - 21:25

O Assunto é o Cinema de Orson Welles e Guillermo del Toro

Orson Welles atuando na rádio.

O Assunto é Cinema com Clayton Sales homenageia hoje (9/10)  o cineasta Orson Welles além de celebrar os aniversários do diretor Guillermo del Toro e da estreia de “Spartacus” de Stanley Kubrick. O programa ainda comenta as muitas adaptações de Edgar Allan Poe no cinema.

George Orson Welles nasceu em 6 de maio de 1915 no estado do Wisconsin nos Estados Unidos. Orson Welles começou a carreira no teatro em Nova York em 1934 e logo partiu para o rádio onde adaptou várias peças e interpretou personagens famosos com o vigilante pulp “Sombra” além de ter realizado a famosa adaptação de “A Guerra dos Mundos” de H.G. Wells. A transmissão da adaptação gerou polêmica pois muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena, a comoção popular rendeu a Welles uma visita ao congresso onde teve de se explicar pelo resultado e um contrato de 3 filmes com a RKO, estúdio onde começou sua carreira nos cinemas. Desse contrato se originou aquela que viria a ser sua obra-prima, “Cidadão Kane” de 1941, um dos maiores filmes da história do cinema. Orson Welles ainda dirigiu outros clássicos como os filmes noir “A Marca da Maldade” (1958) e “A Dama de Shangai” (1947) além de grandes adaptações como sua leitura de Kafka para “O Processo” em 1962.

O diretor mexicano Guillermo del Toro nasceu em Guadalajara, em 9 de outubro de 1964. Guillermo desenvolveu na adolescência o gosto por cinema quando estudou maquiagem e efeitos e começou a trabalhar como supervisor de maquiagem em pequenas produções até abrir sua própria companhia, Necropia, no começo dos anos 80. Com a Necropia, Guillermo del Toro dirigiu programas para a TV mexicana onde desenvolveu a habilidade como cineasta. Em 1986, aos 21 anos, del Toro foi produtor executivo de seu primeiro filme, “Dona Herlinda e seu Filho”. Seu primeiro sucesso foi “Cronos” (1992), filme que ganhou nove prêmios no México e se tornou um sucesso em Cannes. Seguindo o sucesso de “Cronos”, Guillermo del Toro dirigiu “Mimic” (1997) com Mira Sorvino, sua primeira grande produção em Hollywood. Decepcionado com o resultado fraco de público e crítica do filme, o diretor retornou ao México onde formou a produtora “The Tequila Gang” e conquistou a crítica com o filme “A Espinha do Diabo”, uma história de fantasma situada na época da Guerra Civil Espanhola. Em 2002, Guillermo del Toro voltou a Hollywood para dirigir “Blade 2” e, em 2004, “Hellboy”. Conquistou o estrelato com “O Labirinto do Fauno”, filme de fantasia sombria similar a “A Espinha do Diabo”, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007.

O diretor Guillermo del Toro.

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Um dos maiores expoentes do horror gótico, Poe foi poeta, editor e até crítico literário. Autor favorito de diretores como Tim Burton e Roger Corman, Edgar Allan Poe foi adaptado inúmeras vezes no cinema, isso quando não foi mencionado ou mesmo homenageado em filmes como “Edward Mãos de Tesoura” ou “O Labirinto do Fauno”. Roger Corman foi o diretor que mais adaptou Poe com todo um ciclo de filmes dedicados a sua obra. O primeiro filme do ciclo, “O Solar Maldito”, foi lançado em 1960 com roteiro do lendário Richard Matheson e estrelado pelo grande Vincent Price em sua primeira atuação como o protagonista Roderick Usher. “O Túmulo Sinistro” foi a última adaptação de Corman baseada em Poe e também contou com Vincent Price como protagonista.

“Spartacus” de Stanley Kubrick comemora 58 anos de lançamento em 2018. O filme conta a história do rebelde Spartacus (Kirk Douglas), nascido e criado escravo até ser vendido para o treinador de gladiadores Batiatus (Peter Ustinov). Depois de semanas sendo treinado para matar na arena, Spartacus se rebela contra seus donos e lidera os outros escravos em uma rebelião. À medida que os rebeldes vão de cidade em cidade, os seus números aumentam conforme os escravos fugidos se juntam a eles. Sob a liderança de Spartacus, eles vão a caminho do sul da Itália, onde eles podem atravessar o mar e voltar para suas casas. O filme foi a primeira grande produção hollywoodiana de Kubrick que assumiu após desentendimentos do diretor anterior, Anthonny Mann, com o protagonista e produtor do filme, Kirk Douglas.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *