plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de junho de 2024 - 00:51

Na Cadeira do DJ com o diretor e produtor teatral Nill Amaral

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou o diretor e produtor teatral Nill Amaral nesta terça-feira (11/07) na REDE E FM 104.7. Celito Espíndola conversou com ele sobre a Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral, instituição dirigida por Nill Amaral que promove entre os meses de julho e setembro o projeto Cena Aberta na capital.

Nill Amaral é diretor e produtor teatral. Mestre em Artes da Cena, na área de Teatro, Dança e  Performance, pela UNICAMP; bacharel em Artes Cênicas e pós-graduado em Teatro: Poéticas e Educação (especialização), pela UFGD; Licenciado em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro SP. Participou do Curso Livre de Teatro da diretora e atriz Myrian Muniz (1997-2000).

Fundou a Cia. Ofit em 2003. À frente da Cia., dirigiu diversos espetáculos, dentre os quais: “Adélias” (2005) – sobre o universo literário de Adélia Prado e desenvolvido com mulheres do Instituto Penal Feminino de Campo Grande/MS; “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos” (2007), inspirado na obra de Clarice Lispector; “A Serpente” (2010), de Nelson Rodrigues; “Gota d’água” (2012), de Chico Buarque e Paulo Pontes; “Fala comigo doce como a chuva” (2011), de Tennessee Williams; “Três vírgula quatro graus na escala Richter” (2015), “Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas” (2018) e “Todo redemoinho começa com um Sopro” (2019), com autoria de Éder Rodrigues.

O Projeto Cena Aberta*

De julho a setembro, a OFIT (Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral) promete fazer de Campo Grande um grande palco para celebrar o ofício da atuação. É o projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos” que, idealizado pelo diretor da Cia, Nill Amaral, descortina uma programação intensa de atividades teatrais que convidam artistas e o público a fazerem parte dessa imersão cultural. Algo que vai de peças de teatro, em cartaz, até a vinda do renomado dramaturgo e diretor pernambucano, Newton Moreno, que chega para ministrar uma residência artística e de quebra participa de uma roda de conversa com aficionados por teatro, literatura e cinema.

O projeto será executado em três etapas entre os dias 25 de julho a 1º de setembro. Na primeira etapa, de 25 a 27 de julho, será realizada a residência artística com o renomado artista pernambucano, Newton Moreno, radicado em São Paulo. Na sequência, a segunda etapa acontece de 1º a 2 de agosto, com  apresentações teatrais no Teatro Glauce Rocha, às 18h e 20h, e na terceira e última etapa, 30 de agosto a 1º de setembro, peças em cartaz no Sesc Cultura, às 19h30.

Para a residência artística serão oferecidas 15 vagas para artistas. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 19 de julho (quarta-feira). A seleção será por meio de uma curadoria entre os candidatos. Já as peças que entrarão em cartaz no Cena Aberta será feita por meio de chamada pública para escolha de 8 a 10 trabalhos divididos em três categorias (peças em processo de pesquisa, de curta duração e com duração igual ou superior a 60 minutos). Neste caso, a escolha será feita por meio de uma banca formada por três artistas da área teatral.

Vale lembrar que a residência artística é a oportunidade para estar em contato com um dos expoentes da cena teatral brasileira, Newton Moreno. Com 30 anos dedicados aos palcos, o dramaturgo possui uma larga presença na cena do teatro  nacional, conquistando projetos importantes como os prêmios Shell e APCA (Associação Paulista dos Crı́ticos de Artes). Além de livros escritos que foram adaptados para a sétima arte, cinema, como “Maria do Caritó” (2019) e “Agreste” dentre tantos outros feitos artísticos pelos palcos e na literatura brasileira.

Todo o processo seletivo da residência artística e das peças de teatro já estão disponíveis no Instagram da Cia OFIT @ofitcia. Lá, os artistas interessados encontram os formulários de inscrições e regulamento na íntegra, além de informações sobre prazos para se candidatar em cada uma das atividades. No caso das apresentações teatrais, os cachês variam de R$ 3 a 6 mil, dependendo da categoria inscrita pelo candidato e da localidade do grupo. Tudo definido conforme edital de chamamento.

O projeto “Cena Aberta” conta com financiamento do FIC – Fundo de Investimentos Culturais, em edital promovido pela FCMS – Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, órgão vinculado ao Governo do Estado. Além do apoio cultural da UFMS, Fecomércio, Sesc, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD) e o grupo de artes cênicas Circo do Mato.

Serviço:

Cena Aberta – Encontros Paralelos
Etapa: 1- De 25 a 27 de julho – Residência Artística – Local: SESC Cultura – das 17h00 às 20h45 – Av. Afonso Pena, n.º 2270, centro de Campo Grande
Etapa 2 – 1º e 2 de Agosto – Apresentações teatrais – Teatro Glauce Rocha – às 18h e 20h – Rua UFMS – Complexo da UFMS – Bairro Universitário – S/N
Etapa 3 – De 30 de agosto a 1º de setembro – Apresentações Teatrais – SESC Cultura – às 19h30 – Av. Afonso Pena, n.º 2270, centro de Campo Grande

*Com assessoria

Confira a entrevista na íntegra no podcast do programa no Spotify da Rede E MS:

Foto em destaque: Kelly Ventorim.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na REDE E FM 104.7, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *