19 de maio de 2024 - 06:50

Na Cadeira do DJ com a escritora Mara Calvis

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou a escritora Mara Calvis na segunda-feira (30/10). Celito Espíndola conversou com ela sobre sua trajetória e seu projeto literário que une cultura e preservação ambiental em Campo Grande.

O projeto “Ler, para Conhecer Campo Grande pelos córregos, preservar e divulgar o município aos moradores e visitantes” foi contemplado pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura) e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a riqueza natural e histórica de Campo Grande, em especial seus córregos, rio Anhanduí e quase 100 nascentes que sofrem com a poluição.

Para cumprir esse propósito, Mara Calvis conta a história e geografia da cidade por meio de seu livro “As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado.” O livro leva os leitores a uma jornada pelos pontos turísticos da cidade, acompanhada por imagens e mapas das microbacias e bairros, visando à conscientização sobre a poluição dos corpos d’água. O projeto oferece o livro em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) e transformá-lo em audiobook nas mesmas línguas.  Além disso, os audiobooks estão disponíveis gratuitamente online.

No último dia 25, Mara realizou a entrega das três versões do livro em escolas municipais e está organizando visitas a mais de 300 escolas públicas de Campo Grande. A escritora acredita que a educação é fundamental para conscientização e preservação ambiental, contribuindo para uma comunidade mais engajada na preservação dos recursos naturais.

Serviço:

O livro está sendo distribuído gratuitamente nas escolas de Campo Grande em uma campanha para conscientizar as crianças.

As escolas municipais incluídas na programação deste mês são: EM Professor Carlos Henrique Schrader, EMEI Antonio Rustiano Fernandes, EM Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, EM Sulivan Silvestre Oliveira e EMEI Georgina Ramires da Silva.

Nas escolas estaduais, Mara Calvis estará presente nas seguintes instituições: EE Costa Vieira, Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone e Escola Estadual Lino Villachá.

Para mais informações sobre o projeto “Ler, para Conhecer Campo Grande pelos córregos, preservar e divulgar o município aos moradores e visitantes“, o contato é o (67) 9227-5169.

Você pode acessar os audibooks em Inglês, Espanhol e Português pelo Youtube.

Confira a entrevista na íntegra no podcast do programa no Spotify da Rede Educativa MS:

Foto em destaque: Kelly Ventorim

Sintonize

Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na REDE E 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.