plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 10:00

Março Amarelo conscientiza mulheres sobre endometriose

Obstetra Rita Tavares Santos explica formas de diagnóstico e tratamento da endometriose

Doença que afeta cerca de 200 milhões de mulheres em todo o mundo, a endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Para conscientizar sobre a doença e seus tratamentos, foi criado a campanha Março Amarelo.

A endometriose pode ter um efeito devastador na qualidade de vida em função dos seus sintomas – que podem ser bastante dolorosos. Além disso, é uma condição de longo prazo e pode afetar mulheres de qualquer idade, em especial, mulheres entre 25-40 anos.

Doença inflamatória sistêmica de longo prazo, a endometriose faz com que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresça em outras partes do corpo, geralmente em órgãos da cavidade pélvica, como ovários e trompas de falópio e fora dela, como o intestino.

As células que cresceram reagem da mesma forma às do útero durante o ciclo menstrual, acumulando-se e depois desintegrando-se e sangrando, todavia, esse sangue não consegue escapar, se acumulando nas áreas afetadas.

Dentre os sintomas da endometriose estão: dor pélvica crônica, dor ao urinar ou evacuar, dor durante a relação sexual e uma razão comum para a infertilidade.

A doença é a maior causa de infertilidade nas mulheres e acarreta um enorme custo pessoal e social. Por isso, os médicos devem incentivar as pacientes que tenham períodos dolorosos e dor pélvica a procurarem ajuda médica. Existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. O diagnóstico precoce é vital.

Saiba mais sobre a campanha e como diagnosticar a doença na reportagem de Antonio Bispo ao Jornal da Educativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *