
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, a publicação desse termo de referência tem por objetivo viabilizar a instalação desse tipo de empreendimento em Mato Grosso do Sul, aproveitando a oportunidade que será oferecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Em janeiro de 2016 a Aneel fará um leilão de energia gerada a partir de biomassa e já temos pelo menos seis empresas interessadas em explorar esse tipo de atividade em nosso Estado. Um dos pré-requisitos para a participação no certame da agência é apresentar a Licença Prévia (LP) de instalação e as empresas que nós já captamos necessitam desse documento.
De acordo com dados do setor de florestas, Mato Grosso do Sul já conta oficialmente com 820 mil hectares de eucaliptos plantados. “Essa produção gera um excedente e nós, no governo do Estado, já estamos fazendo a captação de investimentos que poderão fazer a utilização dessa matéria-prima. Até o momento nós já conseguimos captar seis empresas interessadas na instalação de Unidades Termelétricas de Biomassa no Estado. Juntas, elas somam um investimento de R$ 1 bilhão para Mato Grosso do Sul, especificamente nas regiões dos municípios de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Bataguassu e Três Lagoas”, disse o secretário.
Com a publicação do Termo de Referência para instalação de Unidades termelétricas de Biomassa o trabalho de análise e parecer feito pelo Imasul será facilitado. “Já temos no Instituto uma equipe de técnicos preparada para a análise desse termo padrão e conseguiremos dar retorno a tempo aos empreendedores que estiverem interessados em participar do leilão da Aneel”, finalizou Jaime Verruck.
Marcelo Armôa – Semade
Fotos: Reprodução