27 de julho de 2024 - 03:14

Governo reforça agenda dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que desenvolve a agenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizou na manhã desta terça-feira (08), na Capital, ação conjunta com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Na oportunidade, a subsecretária da SPPM, Luciana Azambuja Roca, acompanhou o delegado geral de Polícia Civil, Roberval Rodrigues, que falou a delegados, escrivães e investigadores sobre a importância e devida atuação no atendimento a mulher vítima de violência em sua chegada às delegacias de polícia de MS. Somente neste ano já foram realizados mais de 350 exames para detecção de possíveis casos de estupros no estado.

Para a subsecretária da SPPM essa ação de diálogo é de sua importância, pois une as esferas de atendimento em prol da mulher violentada. “É sabido que uma das primeiras ações da mulher que está sendo vítima de violência é o contato com a Polícia Militar por meio do telefone 190. Essa transversalidade é quesito fundamental para que essa mulher seja melhor atendida tanto no 190 quanto nas delegacias, e é com sucesso que estamos obtendo o apoio dessas instituições e avançando nas denúncias e resoluções”, ressaltou a subsecretária.

????????????????????????????????????
Mais de 60 participantes puderam acompanhar a ação da SPPM nesta manhã na Acadepol

Unidade Móvel

Ainda dentro da agenda dos 16 dias, os munícipios de Nova Alvorada do Sul, Corguinho e Corumbá recebem nesta e na próxima semana a unidade móvel de atendimento da SPPM, com orientação e sensibilização da sociedade sobre a violência contra a mulher. Amanhã (09), em Ponta Porã, a subsecretária da SPPM, acompanhada do coronel PM Solom, representantes da Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e coordenadores locais, alinham e pactuam, no gabinete do prefeito municipal, programa para melhorar o atendimento da mulher vítima de violência na fronteira. Em MS, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres se estende até o próximo dia 12.

Texto: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)