16 de abril de 2024 - 04:43

Governador destaca união do Legislativo e Judiciário em inauguração do Fórum Trabalhista da capital

Reinaldo ressalta a mobilização da bancada federal  de MS para obtenção dos recursos que viabilizaram a reforma do novo prédio do Fórum Trabalhista de Campo Grande

Nesta sexta-feira (18) o Governador Reinaldo prestigiou a inauguração da sede própria do Fórum Trabalhista Ramez Tebet, localizado na Rua Belizário Lima. O local, que abrigava a antiga sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, foi reformado para abrigar as sete Varas do Trabalho da capital em um único local.

pulpito2
“O novo prédio é uma conquista e oferece
melhores condições de atendimento à população”,
declarou Reinaldo Azambuja.

Na ocasião o Governador ressaltou a mobilização da bancada de MS e a persistência do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, em busca dos R$ 14 milhões capitaneados para a  obra.  “Eu era Deputado Federal em 2014 e lembro da peregrinação do Nery pelo Congresso  Nacional e sua luta para que conseguíssemos colocar uma emenda de bancada no orçamento geral da União para essa importante adequação e reforma do prédio – que  oferece boas condições de atendimento para os servidores, juízes e para a população em geral. Trata-se de uma conquista de toda a bancada sul-matogrossense que se mobilizou e se uniu  na luta da Justiça do Trabalho pela liberação dos recursos”.

desembargador
“Sonho que se sonha junto é realidade”, comemorou
Nery Azambuja (presidente do TRT/MS).

O presidente do TRT/MS, desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja,  celebrou a conquista como a realização de um sonho: “Sonho que se sonha junto é realidade. E construímos uma realidade para os jurisdicionados, para a advocacia e para os nossos servidores. Esperamos atender melhor o jurisdicionado e que os juízes e servidores estejam mais motivados em condições físicas de trabalho melhor”, destacou Nery Azambuja.  “A nova sede restabelece  dignidade para os trabalhadores, empresários e advogados. São instalações que facilitam o acesso para todos, humanizando o atendimento”, completou o presidente da OAB MS,  Mansour Elias Karmouche, durante seu discurso.

O desembargador Nery também aproveitou o evento para anunciar os próximos projetos do Tribunal Regional do Trabalho: “Temos o compromisso do Governador e do senador Waldemir Moka no apoio para a construção do fórum de Três Lagoas, município que mais recebe processos trabalhistas no MS, e da Vara de Trabalho de Jardim. Buscamos um justiça mais célere e eficiente para atender a cidadania”, concluiu.

Além do Governador do Estado, também prestigiaram o evento o senador Waldemir Moka; o presidente a Assembleia Legislativa de MS, Junior Mochi; a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja; o deputado estadual Pedro Kemp; o presidente da FIEMS, Sérgio Longen e João Carlos Polidoro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, entre outras autoridades.

Após o descerramento da placa de inauguração do novo Fórum Trabalhista, os presentes à cerimônia de inauguração conheceram os 1º e 2º andares do prédio e puderam conferir as novas instalações, incluindo as salas de audiência e de segurança.

autoridadesEstrutura

O Fórum Trabalhista foi reformado para abrigar até três novas Varas do Trabalho, pensando no aumento da demanda.  O valor da obra, que levou dez meses, foi de R$ 17.338.017,66. Foram trocadas todas as instalações elétricas, hidráulicas, de processamento de dados, piso, forro e vidraçaria, além da instalação de modernos sistemas de ar condicionado e de segurança.

O prédio, que tem oito andares, tem duas varas por pavimento, distribuídas entre o 3º e 7º andar. Os bancos, a secretaria do Foro e a sala dos Oficiais de Justiça estão no 2º andar. As salas de audiência da 3ª a 7ª Vara e a sala da OAB ficam no 1º andar. No térreo, funcionam as salas de audiência da 1ª e 2ª Varas do Trabalho, a Central de Atendimento ao Cidadão, a Atermação, o Gabinete de Saúde, a sala dos Brigadistas, a sala de Segurança e a recepção.

Jéssika Machado – Assessoria de Comunicação da Subcom com informações da Assessoria do TRT /MS.

Fotos: Chico Ribeiro.