A Guavira é uma frutinha do cerrado adorada pelos bonitenses, que já virou até atrativo turístico na cidade, com direito a sorvetes, picolés, recheio de bombom, componente principal de vários pratos e estrela do Festival que começa na próxima semana.
E para valorizar ainda mais a cultura e turismo do estado, o evento gastronômico Cata Guavira será realizado em conjunto com o Festival, com feira de degustação na Praça da Liberdade e várias oficinas com chefs renomados.
Está é a terceira edição do Cata Guavira criado pela chef Letícia Krause, do Kiosque Trattoria, localizado no centro de Bonito. Iniciado em 2014, com sucesso de público em todas as edições, o Cata contará com oficinas de gastronomia, Oficina Educação do Gosto e também workshops para crianças promovidos pelo Movimento Slow Food de Bonito e de Campo Grande.
O Cata Guavira tem como objetivo divulgar, promover, valorizar e expandir a gastronomia regional, a comunidade produtora, bem como o aprimoramento de técnicas de cozinha, utilizando produtos regionais, além de propiciar troca de experiências e fomentar a relação entre produtor e consumidor.
Foram confirmados para esta edição os chefs Vivi, Mara Salles, Eduardo Rejala, Dagoberto Torres, Pablo Pavón, André Vitaliano, Hugo Rodas e Mário Portella. Os anfitriões são os chefs Letícia Krause e Paulo Machado. O Festival da Guavira acontece entre os dias 25, 26 e 27 de novembro na Praça da Liberdade.