20 de abril de 2024 - 07:56

Festival América do Sul Pantanal celebra a latinidade na histórica Corumbá

A abertura da maior edição do Fasp (Festival América do Sul Pantanal), com mais de 250 eventos e participação de dez países, aconteceu na noite dessa quinta-feira (24) na praça Generoso Ponce, em Corumbá. Representando o governador Reinaldo Azambuja, a vice-governadora Rose Modesto destacou a integração internacional do evento, que reúne artistas de toda a América do Sul.

Multidão acompanhou a abertura do Fasp 2018, que foi precedida pelo cortejo de andores do Banho de São João. (Foto: Leca/VG)

“A principal característica desse festival e que o torna o maior do Brasil é essa integração entre dez países, permitindo não somente apresentações, mas a reflexão em torno de questões importantes para a construção de uma sociedade cada vez melhor”, afirmou a vice-governadora, por meio de sua assessoria.

De acordo com ela, os investimentos feitos pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras de Corumbá e Ladário tiveram o intuito de proporcionar o acesso da população a atrações culturais, bem como estreitar laços com países vizinhos e contribuir para a geração de renda por meio do turismo.

Com atividades realizadas desde 21 de maio, o Fasp 2018 teve sua abertura oficial nesta quinta-feira, com o show de Martinho da Vila. As principais apresentações do festival, que vai até domingo (27) serão transmitidas pela TV MS Educativa (em Campo Grade, no canal aberto, e pela NET, nos canais 15, da Capital, e 27, de Corumbá), bem como pelo Portal da Educativa e na fan page no Facebook.

Rose Modesto destacou características do Fasp ao público em abertura oficial. (Foto: Leca/VG)

Integração

O ministro da Cultura do Paraguai, Fernando Griffith, agradeceu ao governo do Estado pela oportunidade de confraternização e troca de experiência cultural entre os dois países. “É muito honroso e emocionante escutar o hino do Paraguai aqui, um milagre da cultura, de nos encontrar. É extraordinário sentir esse calor humano”, destacou.

Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, também agradeceu pela ação do governo, listando ainda outras ações e investimentos na região de Corumbá. “(O Estado) Está investindo na ampliação do hospital, realizando o sonho de um pronto socorro novo. E além da infraestrutura e saúde, na área da cultura. Isso é parceria em prol de vocês, portanto, espero que todos um bom festival”, desejou.

O prefeito de Ladário, Carlos Ruso, defendeu que os países da América do Sul estejam sempre integrados. “Que possamos fazer sempre essa união e miscigenação de culturas que vemos aqui hoje”, pontuou.

Autoridades participaram da abertura oficial do evento que vai até domingo em Corumbá. (Foto: Clóvis Neto/PMC/Divulgação)

14ª edição

O novo formato do festival, que chega à sua 14ª edição, foi pensado para a formação de uma cidadania cultural impregnada de valores e respeito às diferenças e pensamentos, superando barreiras de conflitos e geográficas e fortalecendo a irmandade latino-americana, definição esta que foi realçada pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery.

“Queremos que este festival se propague por todos os países promovendo a democracia e o diálogo”, disse ele.

Neste ano, o tema do Fasp é “Cultura e Cidadania Sem Fronteiras” e os eixos são a defesa da democracia, respeito e paz. “Queremos construir pontes humanas a favor da paz, superando as barreiras geográficas”, declarou Athayde Nery.

Primeira noite de shows do Fasp ocorreu nesta quinta-feira. (Foto: Clóvis Neto/PMC/Divulgação)

O secretário ainda destacou a importância da participação cidadã no festival para construção coletiva de um mundo melhor. “Estamos cultuando três valores fundamentais: o respeito às pessoas, às diferenças e pensamentos; a democracia, com o Estado dialogando com todos os segmentos; e a paz, que deve ser construída coletivamente. Esse é o sentido do nosso festival, uma reflexão por meio da cultura”, finalizou.

“Milagre cultural”

Ao percorrer a praça e os pavilhões dos países instalados na avenida General Rondon, Centro da cidade, o ministro paraguaio Fernando Griffith se surpreendeu com os costumes da região, que se confundem com as manifestações de todo o continente. Ele chamou de “milagre cultural” ao observar as pessoas se alimentando de iguarias como a saltenha, de origem argentina, e o tereré, bebida típica do seu país que se agregou à cultura sul-mato-grossense.

“Este festival é algo grandioso e deve ser cada vez mais difundido em todos os países do nosso continente”, comentou o ministro, que se misturou às pessoas na praça para assistir aos shows de Martinho da Vila e do harpista Fábio Kaida. “O governo de Mato Grosso do Sul está de parabéns por pensar em um encontro latino-americano como este, onde rompemos nossas diferenças e superamos conflitos do passado em uma grande irmandade”, disse Griffith.

Na noite de quinta, a abertura foi precedida do tradicional Cortejo de Andores do Banho de São João. Foram cantados os hinos nacionais dos países vizinhos ao Brasil. No palco Interação, foram apresentadas atrações regionais e feita homenagem ao ex-prefeito Ruiter Cunha [in memorian], entregues à ex-primeira-dama Beatriz Cavassa. Após a solenidade, a população conferiu o show do cantor Martinho da Vila.

Nesta sexta-feira, o rapper Criolo será a atração principal do Fasp. A praça Generoso Ponce ainda será palco de shows de Daniela Mercury (sábado, 26) e de Roberta Miranda (domingo, 27). Além de apresentações nacionais, o festival reúne dezenas de atrações locais e internacionais.

(Informações da Vice-Governadoria e da Subsecretaria de Comunicação)