12 de maio de 2024 - 15:15

Encontro empresarial impulsiona relações entre MS e Paraguai

Autoridades e empresários de Mato Grosso do Sul e do Paraguai se reuniram no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, nesta quinta-feira (31), para explorar oportunidades de negócios que prometem fortalecer os laços comerciais entre os dois países. O encontro foi marcado pela apresentação do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, que ressaltou a integração econômica e as perspectivas favoráveis para investimentos privados.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o atual cenário político e econômico do Paraguai cria um ambiente propício para atrair investimentos brasileiros na região. “O Paraguai é um país de oportunidades. Um novo governo assumiu em 15 de agosto, e entendemos que novas políticas podem ser construídas. Existem alguns gargalos que ainda temos com o Paraguai, assim como o Paraguai tem com o Brasil, e podemos avançar nessas discussões. Esse é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento comercial com o país vizinho.”, destacou Longen.

Durante a videoconferência, o vice-ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Rodrigo Maluff, destacou as oportunidades em diversos setores, como a indústria florestal, processamento de bens pelo Regime de Maquila e exportação de serviços. Ele enfatizou o desafio de duplicar o PIB do Paraguai nos próximos cinco anos, gerando meio milhão de empregos.

O embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, elogiou a estabilidade econômica do país vizinho, ressaltando que o valor do dinheiro permaneceu constante ao longo dos anos. O deputado estadual Paulo Corrêa mencionou projetos de investimento privado brasileiro no Paraguai, especialmente na área de papel e celulose, e na Rota Bioceânica.

Um dos destaques do encontro foi a apresentação da Expo Paraguai Brasil 2023, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro em Luque, cidade próxima à capital Assunção. A feira promete atrair 2,5 mil visitantes e contará com a participação de 300 empresas paraguaias e brasileiras, com expectativa de alcançar US$ 180 milhões em negócios, superando a edição anterior.

O evento, sob o lema “Gerando oportunidades de negócios em um ambiente sustentável”, também reservará um espaço exclusivo para startups, possibilitando conexões valiosas com empresas comprometidas com a sustentabilidade.

O presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Antônio Carlos dos Santos, enfatizou o otimismo em relação às tendências macroeconômicas do Paraguai, com inflação baixa, câmbio estável e crescimento do PIB, tornando-o uma opção atraente para empresários considerarem investimentos privados.

Números do comércio bilateral mostram um aumento significativo nas exportações de Mato Grosso do Sul para o Paraguai nos últimos três anos, com destaque para produtos como fécula de mandioca, ferro fundido e preparações para alimentação animal. As exportações do Paraguai para Mato Grosso do Sul também cresceram, com produtos como cobertores, garrafas de plástico e trigo em destaque.