plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

27 de abril de 2024 - 01:18

Dourados sedia lançamento do projeto “MS Sustentável” em benefício aos catadores de materiais recicláveis

Dourados (MS) – A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) realiza o lançamento e a primeira reunião de mobilização do projeto “MS Sustentável”, que visa à integração social e econômica dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. O evento ocorre no dia 17 de setembro, às 15h, no anfiteatro da Prefeitura de Dourados, à rua Coronel Ponciano, nº 1.700, Parque Jequitibás.

O objetivo é que estes trabalhadores tenham conhecimento, participação e acompanhamento do projeto elaborado pela Funtrab, por meio do convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

São convocados catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, organizados ou não, principalmente aqueles que atuam em lixões e nas ruas. Na ocasião, o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Melo Acosta, irá explanar sobre o projeto e seus impactos no âmbito social e econômico, ou seja, melhorias na qualidade de vida e renda.

O projeto será executado por metas. Ele está na primeira etapa, de mobilização e conscientização dos beneficiários sobre a importância das ações a serem desenvolvidas. Serão realizados diagnósticos e criação de banco de dados para a identificação da atual situação dos catadores dos cinco municípios atendidos pelo projeto: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã e Corumbá.

Na segunda meta, os beneficiários serão capacitados por meio de cursos presenciais que lhes trarão conhecimento e autogestão para atuarem corretamente na coleta, seleção, destinação e comercialização dos materiais.

O projeto também prevê apoio técnico jurídico para formações de cooperativas, associações e empreendimentos econômicos que fomentem ações da economia solidária, além da instalação de equipamentos necessários, como prensas, caminhões, balanças, empilhadeiras, esteiras para triagem, mesas para triagens, computadores e equipamentos de proteção individual, entre outros.

Ao todo, o “MS Sustentável” irá beneficiar 1.694 catadores de forma direta e 2.541 de forma indireta. A previsão de conclusão é para dezembro de 2016.

O projeto conta também com a parceira da Superintendência do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), Instituto do Meio Ambiente (Imasul), Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul (FEES/MS), Fórum do Lixo e Cidadania, Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis/Rede de Cooperativa de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados, Associações de Agentes Ecológicos de Dourados (Agecol), além de outras secretarias e cooperativas dos outros municípios beneficiados.

Fonte: Notícias MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *