plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 01:27

Tradições gaúchas: CTG abre Semana Farroupilha e comemora Jubileu

O diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, representando o governador Reinaldo Azambuja, participou no fim de semana da abertura da Semana Farroupilha, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência. A Semana Farroupilha é aberta com o tradicional acendimento da Chama Crioula. Nesse ano, o CTG comemora também o Jubileu (25 anos) de Prata.

gaucho
Bosco Martins com o presidente da CBCTG e o Patrão do CTG Tropeiros da Querência, João Ermelino de Mello e Rosmar Pastlaff

De acordo com Bosco Martins, Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior diversidade cultural, fruto da miscigenação de usos e costumes de imigrantes e migrantes do Sul, Sudeste e Nordeste. E uma das culturas marcantes é a gaúcha.

“O gaúcho é um povo que puxou a expansão da agricultura e outras atividades em nossa economia, mas também trouxe suas tradições, cultuadas m todo Estado por meio dos centros de tradições. O governador Reinaldo Azambuja reconhece a importância dos gaúchos, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural”, disse Bosco, que na solenidade de abertura das comemorações farroupilhas foi presenteado com o lenço vermelho, que simboliza o compromisso com a cultura e as tradições.

SEMANA FARROUPILHA

Bosco Martins foi saudado no CTG por João Ermelino de Mello, presidente dá Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, e o Patrão do CTG Tropeiros da Querência, Rosmar Pastlaff e suas famílias.

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.

A Semana Farroupilha será realizada até o Dia do Gaúcho, 20 de setembro, oportunidade em que a Chama Crioula será extinta. Durante todo o período dos festejos farroupilhas a Chama Crioula permanece acesa, simbolizando o respeito à pátria, à tradição gaúcha e aos princípios tradicionalistas que regem o movimento.

“O mês de setembro é muito importante para a nossa história e preservação dos costumes, onde incentivamos a nova geração a cultivar a tradição. Além dos festejos farroupilhas vamos celebrar os 25 anos de nossa instituição e homenagear aqueles que a fundaram com o propósito de preservar as tradições gaúchas, sua história, seu folclore, seus usos e costumes; além de promover a integração com a cultura sul-mato-grossense”, destaca o Patrão do CTG Tropeiros da Querência, Rosmar Patzlaff.

Conforme a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, neste ano o tema da Semana Farroupilha é “Campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural”. “Seguindo as diretrizes do movimento tradicionalista gaúcho, neste ano vamos homenagear a vida do campo, a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, os afazeres domésticos, as mãos gaúchas no couro, o galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha. Vamos mostrar às nossas crianças e jovens como é a lida no campo. Além disso, relembraremos os 180 anos do início da Revolução Farroupilha”, destacou o presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, que é integrante do CTG Tropeiros da Querência.

 

Programação da Semana Farroupilha

 

11/09 – Sexta-Feira

18h: Acampamento Farroupilha/Oficina “Campeirismo Gaúcho”

12/09 – Sábado

08h: Café de Chaleira e Roda de Chimarrão

11h: Abertura Festejos Farroupilhas/Jubileu de Prata e Acendimento Chama Crioula

12h: Churrasco/Tertúlia Livre

13/09 – Domingo

12h: Churrasco/Domingueira

16/09 – Quarta-Feira

20h: Jantar Invernadas Artísticas/Tertúlia Livre

17/09 – Quinta-Feira

20h: Jantar Invernadas Artísticas/Tertúlia Livre

18/09 – Sexta-Feira

20h: Palestra “Jubileu de Prata – CTG Tropeiros da Querência” e Jantar dos Fundadores/Tertúlia Livre

19/09 – Sábado

8h: Grenal de bombacha

12h: Almoço Campeiro/Tertúlia Livre

20/09 – Domingo

8h: Cavalgada Farroupilha (Trajeto: saída da Sede Campeira até a Sede Social do CTG)

10h30: Missa Crioula

12h: Churrasco/Domingueira e Encerramento dos Festejos Farroupilhas/Jubileu de Prata

24h: Extinção da Chama Crioula

Todos os dias serão realizados os hasteamentos (8h) e arriamentos (18h) das Bandeiras pelas Diretoria e Invernadas Artísticas do CTG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *