O governador Reinaldo Azambuja destacou nessa terça-feira, em Rio Verde, a ativação do sinal da TV Educativa na cidade, que vai propiciar à população do município “programação regional, notícias sobre as ações do governo e informações de utilidade pública”. Em Rio Verde o Canal 7 será a quinta opção de programação, depois da Globo, SBT, Record e Band.
Na solenidade de inauguração da “Estação de Retransmissão da nova RTVE Campo Alegre, Canal 7”, Reinaldo Azambuja disse que o desafio do desenvolvimento implica em “virar a página da crise”, deixar de olhar para trás e reclamar do passado. O foco é a conclusão de obras paradas a custo zero. As dificuldades devem ser superadas com “criatividade”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.
O secretário chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, lembrou que o processo de interiorização da RTVE se dá praticamente a custo zero, por meio de parcerias e cooperação mútua com outros poderes, instituições e universidades, demonstrando o “êxito dde iniciativas criativas”.
Para o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, a TVE chega à sua cidade em um momento de convergência de projetos que buscam o desenvolvimento da região, que tem potencial, mas precisa afirmar a vocação econômica e se expandir.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), anunciou parceria com o governo na geração de conteúdo para a comunicação pública. O Senado deve liberar recursos para equipar a TV Assembleia.
O deputado Beto Pereira (PSB), que também integrou a comitiva do governador em agenda na região Norte do Estado, destacou a política de comunicação pública, que reconduz as emissoras do Estado ao seu papel de difundir a cultura regional e contribuir com o desenvolvimento social e econômico.
Homenagem
A inauguração do Canal 7 da TVE foi marcada por homenagem aos pioneiros da radiodifusão de Rio Verde, que fundaram a Rádio Campo Alegre, uma iniciativa liderada pelo então prefeito Wanderlan Marques Dorneles Silveira e apoiada por Iracil Casagrande, Mauro Antonio Fornari, Narvir Ferronatto e Ana Leonor Schimidt. No dia 16 de dezembro a emissora completa 25 anos no ar.
Agenda
O governador Reinaldo Azambuja cumpre extensa agenda em Rio Verde e Coxim. Pela manhã autorizou a abertura de processo licitatório para a obra de recuperação asfáltica do acesso ao balneário Sete Quedas, com implantação de uma ciclovia e extensão do asfalto em trecho de mais 5 km até a ponte do córrego Barro Preto. A ideia é fomentar o potencial turístico da região e melhorar o escoamento da produção local.
Ainda em Rio Verde, Reinaldo Azambuja assinou convênio que garante R$ 30 mil de recursos do governo estadual para instalação do Mercado do Produtor na região, e também doação de área para o município, dentre um terreno de 10.000m², para a instalação do Paço Municipal, que acomodará todas as Secretarias Municipais.
A agenda em Rio Verde terminou com repasse de R$ 400 mil de emendas do então deputado federal Reinaldo Azambuja, destinados à agricultura familiar.
Em Coxim, o governador participa da abertura da segunda edição da Rota do Desenvolvimento – Circuito Norte, que acontece de 15 a 18 de setembro, no município. O evento é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sistema S e outras entidades do setor produtivo. O objetivo é fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica.
Reinaldo Azambuja encerra a agenda em Coxim com descerramento de placa da obra de pista de exames práticos do Detran.
(Fotos: Rogério Medeiros-Portal da Educativa e Jéssica Barbosa-Subcom)