28 de março de 2024 - 09:49

Diretor-presidente da Escolagov anuncia contratação de professores para pós em Gestão de Pessoas para servidores de MS

Wilton Paulino Jr. concedeu entrevista ao Bom Dia Campo Grande desta terça-feira, na qual falou também sobre cursos oferecidos pela Fundação Escola de Governo
Paulino Jr. detalhou na Educativa 104.7 FM exigências para candidatos a professor da pós-graduação em Gestão de Pessoas da Escolagov. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

A Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) mantém abertas entre esta terça-feira (1º) e o dia 14 de outubro inscrições abertas para professores interessados lecionar na pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas, a ser oferecida para os servidores efetivos da administração estadual. O diretor-presidente da instituição, Wilton Paulino Jr., foi o convidado do Bom Dia Campo Grande desta terça para falar da iniciativa e, também, dar um panorama sobre os demais cursos gratuitos oferecidos pela instituição ao funcionalismo público sul-mato-grossense.

“Quando assumimos o cargo a convite do governador Reinaldo Azambuja, tivemos o compromisso de transformar a Fundação Escola de Governo, que prepara o servidor público, para oferecer cada vez mais uma prestação de serviço de qualidade e a transformar em uma escola de Nível Superior”, explicou Paulino Jr. à Educativa 104.7 FM.

Segundo ele, o trabalho passou pelo credenciamento da Escolagov na Secretaria de Estado de Educação e no Conselho Estadual do setor para oferecimento de cursos Lato Sensu. Agora, terá início a seleção de professores para a primeira turma do curso de Gestão de Pessoas –o antigo setor de “Recursos Humanos”, que engloba também a valorização do pessoal.

“Há o entendimento de que o ser humano é integral, não uma pessoa no trabalho e outra em casa. Tem seus problemas, evolui como pessoa, o que não acontece só para desempenho da função. É nesse sentido que iniciamos essa pós-graduação, a primeira da Escolagov e justamente em um setor crucial para o desenvolvimento das pessoas que trabalham no Executivo”, disse.

A inscrição para professores é aberta a profissionais que tenham, no mínimo, especialização em Gestão de Pessoas –com títulos de mestrado e doutorado. A hora aula varia de R$ 60 a R$ 140, conforme Paulino Jr., valor que equivale ao dobro do oferecido em 2015. A seleção será feita por meio de análise curricular, cabendo a uma comissão formada por três professores com experiência acadêmica. Mais detalhes constam no edital de chamamento, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado (a partir da página 39, clique aqui para acessar).

Diretor-presidente da Fundação Escola de Governo apontou Atendimento e Comunicação entre preocupações nos treinamentos. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Já em relação aos alunos, foram abertas 40 vagas que, neste momento, serão voltadas para servidores lotados em setores como Departamento Pessoal e de Gestão de Pessoas. “A indicação virá a partir do titular do órgão, seja secretário ou presidente, para atingirmos 100% do governo estadual”.

O diretor-presidente reiterou que a pós-graduação é voltada apenas a servidores efetivos, “isto é, que vão permanecer no governo. Ela não tem o objetivo apenas de melhorar o currículo desses funcionários, mas também é oportunidade de manter o pessoal discutindo por um ano e meio questões de gestão por competência, gestão por resultado, avaliação. Eles terão o dever de repassar para seus setores e o trabalho final será em cima das atividades que desenvolvem no órgão”.

Mais cursos

Durante a entrevista, Wilton Paulino Jr. falou também sobre os outros cursos mantidos pela Escolagov. Neste ano, ele destacou que dois setores que mereceram atenção forma os de Atendimento e Comunicação, “que se não funcionam bem acarretam problemas na organização como um todo”.

Sobre a “comunicação”, ele apontou a chance de ocorrerem sérios distúrbios se houver problemas no setor. E, quanto ao “atendimento”, o diretor-presidente afirmou que ele não é focado apenas no usuário final do serviço. “Não é só quem fica em uma mesa atendendo quem vem de fora. Há o atendimento interno: se um servidor não recebe de outro uma prestação de serviço de qualidade, não consegue fazer essa entrega na ponta”, pontuou.

Paulino Jr. enumerou uma série de setores nos quais a Escolagov ofereceu treinamentos presenciais e os 24 em EaD (Ensino à Distância), como capacitação em Licitações e Compras Governamentais, Noções Básicas de Administração Pública, Planejamento Estratégico, Metodologia de Gestão por Processo, Elaboração e Gerenciamento de Projetos, Introdução à Gestão por Competência, Excel e outros.

“Cada curso desses custa em torno de R$ 2,5 mil e o servidor pode fazer gratuitamente por meio do EaD”, afirmou, citando ainda treinamentos como primeiros-socorros e defesa pessoal para agentes de segurança, entre outros. O diretor-presidente ainda fez referência a parcerias com outras instituições, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Agropecuária Oeste e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, que resultou em um curso de Boas Práticas Agropecuárias.

A totalidade de cursos está disponível no site de cursos da Escolagov, que cita também as 40 parcerias com outras instituições que oferecem cursos de Educação Infantil à Educação Superior para os servidores e seus dependentes.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.