Ilda Guimarães Freitas, gerente de Saúde da Mulher da SES, deu informações sobre evento com vagas limitadas que discutirá enfrentamento ao problema de saúde
Este dia 1º marca também o início do Outubro Rosa, esforço de conscientização sobre os riscos prevenção e tratamento do câncer de mama que, somente neste ano, deve ter mais 830 casos diagnosticados em Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Saúde realiza no dia 4 de outubro, no auditório da Unigran em Campo Grande, um seminário estadual para discutir ações de conscientização e enfrentamento do problema e também do câncer de colo de útero. A iniciativa tem inscrições limitadas, conforme advertiu Ilda Guimarães Freitas, gerente de Saúde da Mulher da SES, em entrevista por telefone ao Bom Dia Campo Grande destas terça-feira.
O seminário, com foco no corpo e na mente, tem inscrições abertas no site da SES (clique aqui para acessar). “Deixamos aberto para estudantes, profissionais de saúde, movimentos de mulheres, à comunidade, enfim, todos os que estiverem interessados em conhecer um pouco mais sobre como podem para, cada dia mais, ter um diagnóstico precoce”, afirmou na Educativa 104.7 FM.
O evento abordará exames e diagnósticos, inclusive com Luiz Claudio Santos Thuler, especialista do Inca (Instituto Nacional do Câncer), para abordar a detecção precoce e o controle de atenção primária do câncer na mulher. “Mas, além disso, vamos enfocar também a importância da mudança do estilo de vida”, afirmou Ilda, destacando ser de conhecimento comum que questões como alimentação e falta de atividade física estão entre fatores que podem desencadear na doença.
“Vamos discutir tudo isso com a sociedade, com os profissionais de saúde para, a cada dia mais, conseguirmos mudar isso. Só conseguiremos essa mudança de atitude quando cada um fizer sua parte”, destacou a especialista. Ela lembrou que o enfrentamento envolve duas partes claras: o diagnóstico precoce e a prevenção.
“Se eu tenho alguma alteração na mama, que eu procure fazer a mamografia, o primeiro exame ao qual a mulher é submetida após os 50 anos, quando há um maior aparecimento de casos de câncer de mama”, explicou.
Ilda também prega uma mudança de foco quando há o diagnóstico positivo da doença. “Quando a mulher recebe um diagnóstico de câncer, a ideia da sociedade é de que, naquele momento, foi cravado um fim tráfico. E sabemos que não é bem assim. Depende muito do equilíbrio, de seguir o tratamento”, afirmou. O Instituto Avon é parceiro do evento.
A gerente da SES destacou a participação de rede de apoio às mulheres, que oferece de amparo para alimentação e emocional e atividades para melhorar a saúde mental. Durante o evento, serão discutidos também os direitos das mulheres com câncer.
As inscrições sobre o evento são limitadas e antecipadas. Para ter acesso ao formulário e obter detalhes sobre a programação do seminário, acesse este link. O campus da Unigran está localizado na rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro (paralela à avenida Mato Grosso, entre as ruas Padre João Crippa e José Antônio).
Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.