plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 17:26

Bom Dia Campo Grande: seminário no Outubro Rosa discute prevenção e tratamento do câncer de mama

Ilda Guimarães Freitas, gerente de Saúde da Mulher da SES, deu informações sobre evento com vagas limitadas que discutirá enfrentamento ao problema de saúde
Evento será realizado no campus de Campo Grande da Unigran. (Imagem: Reprodução)
Evento será realizado no campus de Campo Grande da Unigran. (Imagem: Reprodução)

Este dia 1º marca também o início do Outubro Rosa, esforço de conscientização sobre os riscos prevenção e tratamento do câncer de mama que, somente neste ano, deve ter mais 830 casos diagnosticados em Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Saúde realiza no dia 4 de outubro, no auditório da Unigran em Campo Grande, um seminário estadual para discutir ações de conscientização e enfrentamento do problema e também do câncer de colo de útero. A iniciativa tem inscrições limitadas, conforme advertiu Ilda Guimarães Freitas, gerente de Saúde da Mulher da SES, em entrevista por telefone ao Bom Dia Campo Grande destas terça-feira.

O seminário, com foco no corpo e na mente, tem inscrições abertas no site da SES (clique aqui para acessar). “Deixamos aberto para estudantes, profissionais de saúde, movimentos de mulheres, à comunidade, enfim, todos os que estiverem interessados em conhecer um pouco mais sobre como podem para, cada dia mais, ter um diagnóstico precoce”, afirmou na Educativa 104.7 FM.

O evento abordará exames e diagnósticos, inclusive com Luiz Claudio Santos Thuler, especialista do Inca (Instituto Nacional do Câncer), para abordar a detecção precoce e o controle de atenção primária do câncer na mulher. “Mas, além disso, vamos enfocar também a importância da mudança do estilo de vida”, afirmou Ilda, destacando ser de conhecimento comum que questões como alimentação e falta de atividade física estão entre fatores que podem desencadear na doença.

“Vamos discutir tudo isso com a sociedade, com os profissionais de saúde para, a cada dia mais, conseguirmos mudar isso. Só conseguiremos essa mudança de atitude quando cada um fizer sua parte”, destacou a especialista. Ela lembrou que o enfrentamento envolve duas partes claras: o diagnóstico precoce e a prevenção.

“Se eu tenho alguma alteração na mama, que eu procure fazer a mamografia, o primeiro exame ao qual a mulher é submetida após os 50 anos, quando há um maior aparecimento de casos de câncer de mama”, explicou.

Ilda também prega uma mudança de foco quando há o diagnóstico positivo da doença. “Quando a mulher recebe um diagnóstico de câncer, a ideia da sociedade é de que, naquele momento, foi cravado um fim tráfico. E sabemos que não é bem assim. Depende muito do equilíbrio, de seguir o tratamento”, afirmou. O Instituto Avon é parceiro do evento.

A gerente da SES destacou a participação de rede de apoio às mulheres, que oferece de amparo para alimentação e emocional e atividades para melhorar a saúde mental. Durante o evento, serão discutidos também os direitos das mulheres com câncer.

As inscrições sobre o evento são limitadas e antecipadas. Para ter acesso ao formulário e obter detalhes sobre a programação do seminário, acesse este link. O campus da Unigran está localizado na rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro (paralela à avenida Mato Grosso, entre as ruas Padre João Crippa e José Antônio).

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *