
Na última quinta-feira (24 de maio), o Brasil recebeu a certificação de País Livre da Febre Aftosa, resultado de uma luta de mais de 50 anos de produtores rurais e autoridades sanitárias. O documento, expedido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), tem o potencial de abrir novas perspectivas para a pecuária brasileira e, por consequência, de Mato Grosso do Sul.
Detalhes sobre os impactos dessa certificação devem ser detalhados nesta terça-feira (29) pelo diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, convidado do programa Bom Dia Campo Grande, da rádio 104 FM, integrante da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), que esteve na quinta-feira em Paris (França) participando da entrega da certificação.
O status sanitário atesta que a febre aftosa foi totalmente controlada no Brasil por meio de vacinação –com exceção de Santa Catarina, que desde 2007 mantém os rebanhos imunes sem a vacina. Chiochetta afirma que a certificação obtida pelos catarinenses é o próximo grande desafio a ser encampado pela Vigilância Sanitária brasileira no resto do país.
Serviço – O Bom Dia Campo Grande é produzido pela jornalista Rose Rodrigues, apresentado por Diana Gaúna, Anderson Barão e Bosco Martins e vai ao ar de segunda à sexta-feira das 7h às 8h pela FM 104,7, em Campo Grande. Quem quiser também pode acompanhar a programação pela internet, no Portal da Educativa (na aba Ouça a Rádio).