Campanha “Julho das Pretas” é destaque no Bom Dia Campo Grande

Compartilhe:

Ana José Alves, sub-secretária de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. (foto: Pedro Amaral)

No Bom dia Campo Grande desta quinta (11/07), Maristela Cantadori e Anderson Barão receberam Ana José Alves, sub-secretária de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. Ana veio ao programa falar sobre o lançamento da campanha de conscientização racial “Julho das Pretas”.

Lançada esta semana, a campanha “Julho das Pretas” coloca em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo, aos preconceitos e a todas as formas de violação de direitos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos.

2019 é o primeiro ano que o governo do estado realiza uma campanha dedicada especialmente às mulheres negras, em alusão ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Serão realizadas diversas  ações durante o mês como rodas de conversa, palestras, oficinas e atividades culturais. Em Mato Grosso do Sul, a lei nº 5.254/2018 criou o “Dia Estadual das Mulheres Negras”.

O “Julho das Pretas” reafirma a importância da luta antirracista e antissexista na garantia dos direitos e do protagonismo das mulheres negras sul-mato-grossenses contra o racismo e a violência, pelo bem viver da população negra.  “Dos 79 municípios, apenas quatro aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, nossa meta é ampliar esse número e conscientizar cada vez mais gestões municipais a procurar políticas de igualdade racial”, conclui Ana.

“Acreditamos que a mudança vem pela educação, tem que se trabalhar desde a criança ao adulto, todos os dias do ano.” afirma Ana José Alves. (foto: Pedro Amaral)

A campanha “Julho das Pretas” vem para falar sobre o fim  das violências, preconceitos e discriminações que as mulheres e meninas negras sofrem. “Precisamos debater a  superação das desigualdades de gênero e raça todos os dias, mas temos um mês especifico para chamar a atenção da sociedade e da mídia.”, acrescenta a sub-secretária.

Com relação às cotas para universidades e concursos públicos, Ana comenta: “As cotas não estão aí para ocupar as vagas dos demais, é uma política pública que vem para buscar uma igualdade. Nossa luta é para diminuir o abismo social e econômico que se tem na sociedade, isso não é um privilégio.”, conclui.

O governo do estado tem compromisso com as políticas públicas para a promoção da igualdade racial. “Nós queremos um Mato Grosso do Sul sem racismo e esse governo tem por meta combater as desigualdades. O “Julho das Pretas” dá visibilidade para a população negra e é um mês de comemoração, de levar informação, de mostrar que nós temos orgulho da nossa raça, que temos uma história de lutas que merece ser respeitada.”, afirma Ana.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *