16 de abril de 2024 - 08:28

Emitido pela Iagro, selo Sisbi é sinônimo de qualidade e competitividade a empresários de MS

Com o certificado em mãos e um largo sorriso, José Carlos Vinha, 64 anos, comemora a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) emitida pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A comemoração é porque a partir de agora, toda a produção de charque da empresa, Mit Industria e Comércio de Carnes, que há 16 anos atua no mercado regional, poderá ser comercializada para outros estados.

“Nós começamos lá atrás, com o SIM (Sistema de Inspeção Municipal), depois o SIE (Sistema de Inspeção Estadual), e sempre tivemos esse objetivo de partir para o Sisbi. Agradeço a equipe da Iagro, que além de fazer o trabalho de fiscalização, também faz esse trabalho de orientação, que é muito importante. Estou orgulhoso, porque fomos galgando degraus até atingir esse objetivo, que é um passo muito importante” declarou José, que representou o filho Carlos Gustavo Vinha na entrega da certificação.

O empresário e a responsável técnica da empresa Mit, a veterinária Paula Cristiane Ibraim, foram recebidos pelo diretor presidente da Iagro, Daniel Ingold, que destacou o incentivo do Governo do Estado em prol da competitividade. “Este Governo está atento para agregar e melhorar. E ficamos felizes em participar desse processo que agrega valor ao seu negócio, e abre portas para um mercado muito maior. Além de levar produtos de qualidade, Brasil afora, é uma oportunidade que temos de conhecer e fazer parte da história de famílias como a sua”, pontuou o diretor presidente da Iagro.

Ao receber o selo, empresário agradeceu o Governo do Estado

Ao final do ato, o empresário José Carlos fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). ” O secretário Jaime Verruck é incansável nessa maratona de que as empresas se aperfeiçoem cada vez mais. Nós temos uma fábrica de embutidos, que já faz parte do sistema de inspeção (SIF). E as vezes, precisava vender charque pra fora, mas não podíamos. Mas agora, com esse passe, posso vender em qualquer lugar do território nacional. E para nós é uma alegria e uma vontade de progredir mais” finalizou.

Também participaram do ato de entrega do selo Sisbi, o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária e Animal da Iagro, Rubens de Castro Rondon, a Coordenadora do Sisbi da Dipoa da Iagro, Nara Antonia Arantes Glienke, e a chefe da Dipoa, Cristianne Nogueira Petrucci.

SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é a equivalência dos serviços de inspeção sanitária, que até agora eram separados em âmbito municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). Ele faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), e veio para padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e segurança alimentar. Importante ferramenta de inclusão, respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite inserção no mercado formal (local, regional e nacional), de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica.

Mais informações sobre como conseguir o Selo e a legislação que o rege, podem ser encontradas no site oficial da Iagro, clicando aqui.

Mireli Obando – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Saul Schramm