plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 08:08

Café Filosófico debate feminismo e democracia

Yara Frateschi é a convidada do Café Filosófico, episódio terá reprise às 22h45 na TVE Cultura. (Foto: Divulgação)
Yara Frateschi é a convidada do Café Filosófico, episódio terá reprise às 22h45 na TVE Cultura. (Foto: Divulgação)

O Café Filosófico deste domingo (26) exibiu a quinta palestra da série Grandes Intérpretes para Questões do Século XXI, intitulada Butler, Davis e Fraser: feminismo e democracia. Ministrado pela filósofa Yara Frateschi, o programa traz à luz questões sobre a emancipação e a luta das mulheres, assim como a reivindicação de seus direitos. Apresentada por Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, a edição terá reprise nesta segunda-feira (27) a partir das 22h45 na TVE Cultura e no Portal da Educativa.

Para entender os rumos da democracia, é fundamental considerar a emancipação feminina e todo o debate sobre os novos papeis dos gêneros. A partir da luta por voz, as mulheres trouxeram para o espaço público debates antes trancados no ambiente doméstico: a violência nos casamentos, a escolha de querer ou não ser mãe e a desigualdade de oportunidades. O feminismo começou a questionar o modelo único de vida para homens e mulheres, e as particularidades e desejos de cada indivíduo começaram a ser considerados.

Quando as mulheres reivindicam o direito de não serem condenadas ao seu gênero, elas abrem, para todos nós, novas possibilidades de estar no mundo. Nesta semana, o Café Filosófico debateu o pensamento de escritoras e ativistas como Judith Butler, Nancy Fraser, Angela Davis e Seyla Benhabib, que têm pautado discussões e questionamentos em torno de hierarquias e modos de funcionamento das democracias contemporâneas.

Sobre a série

A realidade parece ter se agigantado e proliferado por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isso, sob a curadoria do historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, a série traz especialistas como Leandro Karnal, Vladimir Safatle e Renato Janine Ribeiro para nos ajudarem a observar os impasses contemporâneos a partir do olhar de grandes intérpretes.

Produção do Instituto CPFL em parceria com a TV Cultura de São Paulo, o Café Filosófico vai ao ar às 20h de domingo, sendo reprisado às 22h45 às segundas-feiras, na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa –na aba Assista a TV do site e pela fan page na rede social Facebook.

Com TV Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *