26 de julho de 2024 - 23:53

Bom Dia Campo Grande debate ações do Junho Prata que serão lançadas hoje

Maria Thereza Trad, subsecretária-adjunta de Cidadania, destacou na Educativa 104.7 FM importância do enfrentamento à violência e negligência contra a pessoa idosa
Maria Thereza Trad (à direita) destacou importância do Junho Prata no enfrentamento à violência contra os idosos. (Foto:Pedro Amaral/Fertel)

Será lançada às 14h desta terça-feira (11), na Governadoria, em Campo Grande, a campanha Junho Prata, que visa a mobilizar a sociedade para denunciar casos de violência, negligência e outros abusos contra a pessoa idosa. A iniciativa, aprovada pela Assembleia Legislativa, merecerá ações da Subsecretaria de Cidadania do governo estadual, conforme explicou ao Bom Dia Campo Grande, Maria Thereza Trad, subsecretária-adjunta da pasta.

O Junho Prata foi criado a partir da 5.215/2018, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara, a partir da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e o governo do Estado. “Essa lei busca combater e sensibilizar a sociedade para que combate a violência contra os idosos”, disse Maria Thereza na Educativa 104.7 FM.

“A agressão nem sempre é física: pode ser verbal, sexual, psicológica, por meio do abandono, da falta de respeito, da negligência ou do comprometimento da dignidade do idoso. Pode ocorrer em qualquer lugar, seja no ambiente familiar como na instituição de permanência onde ele está, como os hospitais”, destacou a subsecretária-adjunta, ao reforçar que, muitas vezes, o próprio idoso não reconhece que sofre algum tipo de violência.

“É importante que alguém que esteja perto, um cuidador, um vizinho, ao perceber que o idoso está sofrendo, faça denúncia”, destacou a subsecretária-adjunta. O Disque 100 ou uma delegacia próxima podem receber as comunicações, inclusive de forma anônima. “Muitas vezes o idoso tem medo ou vergonha da retaliação que vai ter (ao ele mesmo realizar a denúncia). Caso alguém perceba ou testemunhe o ato de agressão contate o Disque 100 ou procure a delegacia mais próxima para fazer a denúncia”.

Respeito

Maria Thereza salientou no Bom Dia Campo Grande que, com o Junho Prata, espera-se aumentar a visibilidade para a chamada “melhor idade”, que vem aumentando graças à maior expectativa de vida dos brasileiros. “Com isso temos mais pessoas idosas e, por isso, há a questão envolvendo cuidados e o combate à violência”.

Subsecretária-adjunta de Cidadania afirma ser fundamental o convívio de crianças e adolescentes com os idosos em família. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Outra questão a ser valorizada ao longo do mês envolve o respeito aos idosos, principalmente na criança e juventude. “É fundamental que crianças e adolescentes tenham contato com os idosos e não deixem o avô ou a avó de lado. Interaja com eles, é importante para a qualidade de vida do idoso, para que ele não adoeça psicologicamente”, disse, apontando que tal aspecto interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa idosa.

Ela ainda defende uma reflexão entre aqueles que vivem com idosos acerca do tratamento a eles dispensado. “As pessoas podem mudar a atitude dando mais atenção e cuidado, com a qualidade e dignidade que eles merecem”. Na Subsecretaria, frisou ela, estão em finalização novas políticas públicas para a pessoa idosa, a serem apresentadas em julho.

A Assembleia Legislativa também realizará ações especiais alusivas ao Junho Prata, que podem ser conferidas neste link.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.