24 de abril de 2024 - 06:55

Aulas on line de prática esportiva para movimentar o corpo na pandemia

Por Julia Torrecilha

Sedentarismo dentro de casa durante a pandemia? Para os adeptos da prática de atividade física o isolamento social não é sinônimo de descuido da saúde corporal. É o que garante Aparecida Cavaretto, 65 anos, aposentada.”Os exercícios são minha melhor terapia, tiram a ansiedade de ficar dentro de casa, além de remeter ao fato que posso fazer ginástica em segurança, em casa, mesmo na pandemia”, esclarece. Cida, como é conhecida pelos amigos, participa do projeto Movimenta Campo Grande em Casa, desenvolvido pela Funesp (Fundação Municipal de Esportes), e faz a aula on line no período da manhã, “um horário em que fico mais disposta”, observa.

Para a profissional de educação física Iara Patrícia Simzem, as aulas on line de ginástica, neste momento de epidemia, representam ” um desafio para nós, professores, principalmente em relação aos alunos da terceira idade que não têm muito contato com redes sociais, como facebook e instagram”. A solução, de acordo com Patrícia, é gravar vídeos curtos de exercícios e enviá-los pelo whatsapp para as pessoas que fazem parte deste grupo especial.

“A atividade física libera hormônios da felicidade, as endorfinas”, enfatiza Simzem, além, é claro, de melhorar o condicionamento físico , a qualidade de vida e a disposição. Mas a professora pontua que, para se ter bons resultados, o praticante deve escolher o exercício com o qual tem mais afinidade e realizá-lo de modo ponderado, para não sobrecarregar o corpo e facilitar o aparecimento de lesões.

A dona-de-casa Maria Cândida Mafra, 53 anos, decidiu, há dois anos, abandonar o sedentarismo, e reconhece os benefícios que o movimento trouxe para seu corpo. “Malhar é prazeroso, melhora o sono, me considero uma pessoa saudável, não tomo medicamentos”, analisa. Ela revela que não gosta de aparelhos, nem de academia e que, quando reabrirem os parques e praças esportivas, vai voltar a frequentar as aulas de ginástica no Belmar Fidalgo.

“Faço todo dia ginástica, é essencial na pandemia se exercitar porque fico muito sentada em casa. O exercício me ajuda a descarregar o estresse do dia a dia”, assegura a conciliadora Vanessa Nunes. No momento ela participa das atividades do projeto Movimenta Campo Grande em Casa: “É uma forma de não diminuir o ritmo para poder depois retornar às aulas presenciais sem enfrentar grandes dificuldades”, justifica.

Programaçao  Movimenta Campo Grande

As lives acontecem de segunda à sexta,  às 7h30 e 18h30, e são transmitidas pelo instagram @funespcg. As aulas duram 50 minutos, depois o vídeo fica disponível no youtube e no site da Funesp.

A plataforma conta com mais de 130 vídeos de exercícios físicos de diversas modalidades. As práticas incluem funcional, ritmos, pilates, entre outras opções para quem quiser se manter ativo com orientação de um profissional de educação física.