1 de maio de 2024 - 23:05

Alunas de Jardim e Bonito são vencedoras na categoria desenho do Programa Agrinho

Os municípios de Jardim e Bonito tiveram representatividade entre os finalistas do Programa Agrinho, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), que visa o despertar da consciência de cidadania por meio do desenvolvimento de temas transversais tendo como linha condutora a Ética e a Sustentabilidade com foco na conexão campo-cidade. Alexia Stravis Arruda, da E.M. Castelo Branco em Jardim e Júlia Santos de Lima, da E.M. João Alves da Nobrega em Bonito estão entre os cinco premiados na categoria desenho.

Alexia foi prestigiada pelo prefeito de Jardim Guilherme Monteiro e pela secretaria de Educação Eliana Cafure (Foto: Prefeitura de Jardim)

Alexia é aluna do  1º ano do Ensino Fundamental e Julia do 2º ano. As duas tiveram como desafio criar um desenho com o tema ‘Produzindo água no campo: O Agro preservando o maior bem da terra’. O município de Bonito também foi premiado na categoria Escola Agrinho, com a Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira, tendo como relator o professor Igor Ronyel Paredes.

A secretária de Educação de Jardim,  professora Eliana Cafure Peixoto, destacou a metodologia utilizada pelo Programa, ‘que associa lições de meio ambiente e cidadania a práticas pedagógicas, proporcionando aos alunos a integração e o enriquecimento do trabalho da rede municipal de ensino’.  “Através do programa podemos proporcionar experiências significativas que contribuem na formação dos nossos alunos”.

Escola de Bonito também foi premiada pelo trabalho desenvolvido com os alunos (Foto: Prefeitura de Bonito)

Já em Bonito, a inclusão do município no Programa Agrinho é resultado de parceria entre o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). A implantação do programa ficou sob responsabilidade da diretora Sueli Silveira, da Associação Pestalozzi de Bonito (Escola Especializada Caminho da Esperança) e da Secretaria de Educação e Cultura, sob coordenação da professora Adriane Faustini.

Programa Agrinho

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Agrinho é desenvolvido no Ensino Fundamental das escolas da rede pública em parceria com as Secretarias Municipais e de Estado de Educação. Dessa maneira, o programa trabalha com uma proposta pedagógica baseada na Interdisciplinaridade e na Pedagogia da Pesquisa, abordando  temas relacionados à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo, e temas locais,  com enfoque na preservação ambiental.

O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos a se assumirem como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos, propondo uma ruptura com as propostas tradicionais que fragmentam o processo educacional. Os materiais do aluno foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.

Confira a lista completa dos premiados no programa.