Os municípios de Jardim e Bonito tiveram representatividade entre os finalistas do Programa Agrinho, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), que visa o despertar da consciência de cidadania por meio do desenvolvimento de temas transversais tendo como linha condutora a Ética e a Sustentabilidade com foco na conexão campo-cidade. Alexia Stravis Arruda, da E.M. Castelo Branco em Jardim e Júlia Santos de Lima, da E.M. João Alves da Nobrega em Bonito estão entre os cinco premiados na categoria desenho.
Alexia é aluna do 1º ano do Ensino Fundamental e Julia do 2º ano. As duas tiveram como desafio criar um desenho com o tema ‘Produzindo água no campo: O Agro preservando o maior bem da terra’. O município de Bonito também foi premiado na categoria Escola Agrinho, com a Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira, tendo como relator o professor Igor Ronyel Paredes.
A secretária de Educação de Jardim, professora Eliana Cafure Peixoto, destacou a metodologia utilizada pelo Programa, ‘que associa lições de meio ambiente e cidadania a práticas pedagógicas, proporcionando aos alunos a integração e o enriquecimento do trabalho da rede municipal de ensino’. “Através do programa podemos proporcionar experiências significativas que contribuem na formação dos nossos alunos”.
Já em Bonito, a inclusão do município no Programa Agrinho é resultado de parceria entre o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). A implantação do programa ficou sob responsabilidade da diretora Sueli Silveira, da Associação Pestalozzi de Bonito (Escola Especializada Caminho da Esperança) e da Secretaria de Educação e Cultura, sob coordenação da professora Adriane Faustini.
Programa Agrinho
Em Mato Grosso do Sul, o Programa Agrinho é desenvolvido no Ensino Fundamental das escolas da rede pública em parceria com as Secretarias Municipais e de Estado de Educação. Dessa maneira, o programa trabalha com uma proposta pedagógica baseada na Interdisciplinaridade e na Pedagogia da Pesquisa, abordando temas relacionados à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo, e temas locais, com enfoque na preservação ambiental.
O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos a se assumirem como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos, propondo uma ruptura com as propostas tradicionais que fragmentam o processo educacional. Os materiais do aluno foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.
Confira a lista completa dos premiados no programa.