26 de julho de 2024 - 22:37

Agepen beneficia mais um Ceinf e totaliza a entrega de 500 brinquedos confeccionados por detentos

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou a entrega de brinquedos pedagógicos, na terça-feira (29.5), para o 10º Centro de Educação Infantil (Ceinf) da Capital.

As peças em madeira e crochê são confeccionadas por internos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho – Segurança Máxima de Campo Grande. Desta vez, a instituição beneficiada foi o Ceinf Maria Dulce Prata Cançado, no Jardim Noroeste.

Ao todo, foram entregues 40 brinquedos lúdicos entre carrinhos, bonecos, bolas e jogos educativos que complementarão o aprendizado de 270 crianças, de seis meses a cinco anos. A iniciativa integra o projeto Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos da Agepen, realizado por meio da direção e servidores da Máxima em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foram entregues 40 brinquedos lúdicos que complementarão o aprendizado de 270 crianças, de seis meses a cinco anos.

Os trabalhos consistem em associar o trabalho filantrópico ao de reinserção de custodiados da Máxima, pois leva ocupação produtiva e novos valores pessoais aos detentos. O trabalho já existe há três anos e já foram entregues aproximadamente 500 brinquedos a instituições infantis de ensino, levando diversão e aprendizado às crianças.

Técnicas de bordado e sobras de madeira que iriam para o lixo se transformam em brinquedo lúdicos nas mãos de 30 reeducandos que atuam no setor de artesanato do presídio e na produção dos brinquedos. Para estas atividades, recebem remição de um dia na pena para cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.

Nidilene Barbosa é funcionária do Ceinf e mãe de Ezequiel de apenas dois anos.

Com a brinquedoteca móvel, a instituição encontrou alternativa para levar os brinquedos a todas as crianças. “Não temos um local específico e, por isso, criamos essa unidade móvel que vai de sala em sala para levar aprendizado lúdico aos pequeninos e esses brinquedos que recebemos também vão complementar muito a brinquedoteca”, destacou a diretora do Ceinf, Clea Lúcia Braga Larsen, afirmando que os de crochê serão destinados ao berçário, já que não proporcionam riscos aos bebês.

Quem também estampou a felicidade com a chegada das novas peças foi Nidilene da Silva Barbosa, que é funcionária do Ceinf e mãe de Ezequiel de apenas dois anos. ”Chegaram em uma boa hora, pois estávamos precisando de mais brinquedos. Vai ser muito bom para o desenvolvimento deles, agora tem mais opções”.

Idealizador e responsável pela coordenação do Educação Lúdica na Máxima, o agente penitenciário Vinícius Saraiva destacou que além da entrega dos brinquedos também são realizadas as manutenções das peças. “Damos todo o suporte e continuidade do projeto, caso estrague algum brinquedo, nós recolhemos, os internos consertam e depois devolvemos ao Ceinf”.

Durante a entrega, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, frisou que o objetivo da agência penitenciária é custodiar pessoas privadas de liberdade e devolvê-las à sociedade com novas perspectivas longe da criminalidade. “Para isso realizamos diversas parcerias e é uma grande satisfação realizar esse projeto que tem exatamente esse objetivo, melhorar a vida de quem cumpre pena e levar diversão às crianças”, afirmou o dirigente.

O evento de entrega dos brinquedos também contou com a participação da secretária-adjunta da Semed, professora Soraia Campos, que representou o prefeito Marquinhos Trad; do diretor do presídio de Segurança Máxima, Paulo Godoy; do vereador Betinho, entre outras autoridades.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)