23 de abril de 2024 - 20:52

Governo já lançou mais de 600 licitações e investe forte em pavimentação de vias urbanas

Estrada Ecológica de Piraputanga, que passou por restauração executada por ordem do governo estadual. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom)

Com uma gestão municipalista, o Governo do Estado vem mantendo um forte ritmo de investimentos para melhorar a qualidade de vida da população nos 79 municípios sul-mato-grossenses. São mais de 600 obras como pontes de concreto, pavimentação e restauração de rodovias, reformas prediais, construção de hospitais e pavimentação, drenagem e restauração de ruas e avenidas, executadas sob a coordenação da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Em apenas cinco meses de 2018 já foram lançadas 158 licitações, o que significa 158 novas obras para o Estado, fato que confirma o compromisso do Governo do Estado com a população. “Realizar obras de infraestrutura urbana como asfalto proporciona qualidade de vida para as pessoas, mas somado a isso, fazer obras também significa gerar empregos e movimentar a economia do estado”, afirma o diretor-presidente da Agesul, Emerson Pereira.

Um balanço apresentado pela Coordenadoria de Licitações da Agesul apontou que, em 2017, 190 novas licitações foram realizadas, incluindo obras para vias urbanas, pontes, elaboração de projetos e rodovias. Em 2016, foram 195; e a projeção para 2018 é que chegue a 220 licitações lançadas.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Helianey da Silva, cerca de 50% das licitações lançadas destinam-se a asfalto novo. “É nossa meta estruturar os municípios, recapear, pavimentar e assim como estamos realizando grandes investimentos em saneamento básico, também estamos investindo forte em vias urbanas”, declara.

Para o governador Reinaldo Azambuja a gestão municipalista é possível graças à parceria entre governo e municípios. “Esses investimentos ocorrem em permanente interlocução com as prefeituras e câmaras municipais de forma a atendermos as reais necessidades da população de cada município, aplicando melhor o dinheiro disponível naquilo que realmente é prioridade para as pessoas”, finalizou.

Raquel Pereira, da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura)