plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de março de 2024 - 23:35

Retirada da Laguna: Sesquicentenário será lembrado com programação especial

Um ciclo de palestras nos próximos dias 24 e 25 marcará a abertura das atividades alusivas ao sesquicentenário da Retirada da Laguna, episódio da Guerra da Tríplice Aliança. O primeiro seminário será sobre o Forte Coimbra e será realizado simultaneamente em Aquidauana e Campo Grande. O anúncio foi feito durante a 2° reunião preparatória para as atividades alusivas aos 150 anos realizada na tarde dessa quinta-feira (12) no Museu da Imagem e do Som, na Capital.
Estiveram presentes a reunião representantes do Comando Militar do Oeste, das Universidades, do Instituto Geográfico e Histórico de MS, do Iphan, das prefeituras dos municípios envolvidos, do Sebrae, além dos superintendentes de cultura, de turismo e de economia criativa da Sectei e da Fundação de Turismo e do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado, Athayde Nery, que deu as boas vindas a todos os presentes. “Esses feitos históricos não se apagam jamais. Temos que elucidar a história e passar isso para as futuras gerações e só conseguiremos isso através de eventos como esse que estamos programando.”

reunião retirada da laguna-6420O professor Antônio Firmino de Oliveira Neto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenou a reunião e expôs tudo que já está sendo feito e o cronograma já acertado pelas instituições envolvidas nas atividades, que devem ter o ápice em 2017, ano que marca os 150 anos da Retirada. Nos próximos dois anos estão previstas a publicação de coletâneas e reedição de livros sobre o tema, a edição de uma revista especial do Exército Brasileiro e de um gibi, além de um ciclo de debate sobre a Guerra, programado para maio de 2016.
Uma proposta ganhou destaque durante as discussões – a da criação de uma caravana cultural da Retirada da Laguna , que percorrerá os municípios do Estado com atividades como dança, música, teatro, exposições de artes plásticas e fotografia, áudio visual e gastronomia. Todas as atividades terão como tema central o episódio da Guerra da Tríplice Aliança.

reunião retirada da laguna-6409O secretário Athayde Nery manifestou a vontade de realizar em Campo Grande, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, a “Semana da retirada da Laguna”, que também seria marcada por diversas atividades culturais na Capital do Estado que referenciassem o fato histórico. A Secretaria de Cultura do Estado também deverá firmar um convênio com o CMO para a instalação de marcos históricos nos principais pontos de batalhas durante o conflito. No total serão colocados 117 marcos.
Também presente a reunião o Capitão Krugerson Matos, um estudioso da Guerra da Tríplice Aliança, deu uma verdadeira aula de história para os presentes. Essa é a segunda reunião realizada pelo grupo. A primeira aconteceu em Nioaque no mês de setembro.

A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA

E o próximo encontro já tem data marcada – será no dia 18 de fevereiro de 2016 quando novamente as entidades de cunhos artísticos, culturais, políticos, militares e civis, tanto da esfera federal, quanto das esferas estadual e dos municípios que compõem a região palco do importante episódio ocorrido na Guerra do Paraguai voltarão a se encontrar para novos encaminhamentos da programação que referenciará os heróis da Guerra da Tríplice Aliança.

reunião retirada da laguna-6403A Guerra da Tríplice Aliança, inicialmente, chamada Guerra do Paraguai, é ainda um dos fatos mais discutidos da história brasileira. Em dezembro de 1864 o Paraguai invadiu Mato Grosso em represália à intervenção brasileira na guerra civil uruguaia. Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança para derrubar o presidente Solano Lopez, obter a livre navegação na Bacia do Prata e anexar parte da área em disputa com o Paraguai. O conflito teria sido instigado pela Inglaterra. A guerra terminou em 1870 com a derrota do Paraguai.

Fotos Daniel Reino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *