10 de maio de 2024 - 14:28

Eleição de conselheiros tutelares ainda tem baixa participação

Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Realizada por meio de voto voluntário, a eleição dos próximos 40 conselheiros tutelares de Campo Grande acontece no dia 1º de outubro (domingo) em 56 pontos de votação espalhados pela cidade.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, são 112 candidatos. Os eleitos terão como missão para os próximos quatro anos atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

Prover orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário; e ainda inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; também fazem parte das atribuições dos conselheiros.

Outras funções incluem o pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências.

Pelo tamanho e responsabilidade do cargo é importante avaliar e participar do processo de escolha, que ainda conta com baixa adesão da população: apenas 2% dos eleitores aptos participaram do último pleito. Por isso o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reitera a importância de pesquisar sobre os concorrentes e fazer uma escolha positiva e participativa.

Confira a lista dos candidatos aqui.

Saiba mais sobre a eleição de conselheiros tutelares na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa desta quarta-feira: