Nesta quarta-feira (13), o Tá Na Rua destaca o Programa Voucher Transportador. A iniciativa é realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com o Sest/Senat e visa qualificar caminhoneiros para o setor.
O programa faz parte do “MS Qualifica”, Plano Estadual que visa capacitar profissionais em setores com alta demanda no mercado de trabalho, com o objetivo de promover a geração de emprego.
O Brasil atualmente depende fortemente dos caminhoneiros, que realizam cerca de 60% do transporte de cargas no país. No entanto, parcela significativa desses profissionais trabalha de forma autônoma, sem a devida regularização e treinamento profissional. Para ingressar no mercado de trabalho formal, a qualificação é um requisito essencial.
Segundo o diretor do Sest/Senat da Capital, Herivelto Moíses, Mato Grosso do Sul tem a necessidade de profissionais qualificados.
“Nosso Estado está num crescimento pujante no setor industrial, e o setor de transporte faz parte desse movimento. Ele faz funcionar a indústria, faz funcionar o comércio, e nós temos uma demanda muito grande para a contratação de motoristas qualificados”, explica.
No programa foram oferecidas mil vagas. O secretário Executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Bruno Bastos, detalha os benefícios do Voucher Transportador.
“Mil beneficiários poderão trocar sua habilitação para D e E, e receber um curso de qualificação de 107 horas, tudo gratuito. Após isso, eles estarão aptos para entrarem no mercado de trabalho”.
Um dos aspectos cruciais do programa é o treinamento prático, destacado pelo instrutor do Sest/Senat, Edson da Silva. “Nosso simulador de direção é uma ferramenta importantíssima, porque estamos dentro de um ambiente seguro, controlado, onde podemos elevar e desafiar nossos condutores a um nível alto no que diz respeito à direção defensiva”, relata
O militar Gabriel Guimarães é um dos beneficiados e já experimentou o treinamento prático oferecido pelo Sest/Senat. Ele enfatiza a importância da iniciativa. “Para aqueles que atuam nessa área, essa é uma oportunidade rara no dia a dia. Aqui, podemos treinar em condições adversas de vias, clima e outros fatores. É possível colocar em prática o que aprendemos.”
De acordo com Bruno Bastos, ainda serão abertas 660 vagas este ano e 340 em 2024, totalizando mais 1000 vagas.
Confira a reportagem:
Texto: Biel Gill