Os benefícios do Gás Natural Veicular, combustível que polui menos e que garante mais economia ao usuário, foram destacados na entrevista do gerente comercial da MS Gás, Jason William a Vivianne Nunes, Eva Regina e Bernardo Quartin no Rádio Livre desta quarta (13 de setembro), transmitido ao vivo pela FM Educativa 104,7.
De acordo com o gerente da MS Gás, as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para incentivar o uso do combustível tornaram o projeto do GNV em Mato Grosso do Sul o mais vantajoso do país. “Nenhum estado possui o mesmo volume de incentivos e investimentos em um combustível que é mais econômico e também menos poluente”, destacou.
Além dos benefícios em relação à política de preços, o uso do gás natural em Mato Grosso do Sul está ancorado em um leque de incentivos, que passam pela isenção de 100% do IPVA, redução da alíquota do ICMS de 17% para 12%, isenção de taxas de vistoria e documentação cobradas pelo Detran e Inmetro, incluindo a anistia de multas e concessão de vale-combustível no valor de R$ 1 mil, suficiente para rodar 3 mil quilômetros.
Além desses, o GNV assegura outros benefícios: não recebe adulteração, ou seja, o combustível terá as mesmas características em todos os postos; É mais eficiente em termos de quilômetro rodado, podendo proporcionar economia de mais de 40% em veículos leves e reduzindo gastos com abastecimento entre 50% a 70%; O carro convertido passa a ser bicombustível, podendo utilizar GNV ou o combustível original.
Durante a entrevista, o gerente da MS Gás lembrou que os primeiros 100 proprietários que realizaram conversões veiculares já receberam o “Voucher GNV Gás” no valor de R$ 1.000,00 incentivado pelo Plano Estadual de Controle da Poluição e de Desenvolvimento Tecnológico.
Como realizar a conversão
O primeiro passo é fazer vistoria inicial no Detran. Em seguida basta encaminhar o veículo a uma das oficinas de conversão credenciadas pelo Inmetro. Após a instalação, é necessário realizar nova vistoria, validando o processo. “Não oferece prejuízos mecânicos, é seguro, moderno e só traz benefícios”, enfatiza Jason William.
Atualmente oito postos na Capital abastecem GNV. Além da Capital, Três Lagoas também possui ponto de abastecimento. Serão criados redes de postos em Dourados, Bataguassu e outras cidades do Estado.
Saiba mais sobre o Gás Natural e seus benefícios no processo de troca energética em Mato Grosso do Sul no Rádio Livre desta quarta-feira: