17 de abril de 2024 - 21:03

Vereadores pedem canal da TVE em São Gabriel do Oeste

O presidente da Câmara de São Gabriel do Oeste, vereador Marcos Paz (PT), acompanhado pelo vereador Juninho Gazineu (PROS), em visita à Rádio e TV Educativa (RTVE), anunciou a apresentação de indicação reivindicando a ativação do sinal da TVE no município. A indicação da Câmara será encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB) e ao governador Reinaldo Azambuja. “Acreditamos que por ser um parlamentar da região, o deputado Mochi nos apoiará nesse pleito”, disse do presidente da Câmara.

São Gabriel está a 116 km de Campo Grande e já capta o sinal da 104 FM, que tem alcance em um raio de 180 KM. Em frequência modulada, a cidade dispõe de apenas uma emissora comunitária.

Os vereadores se reuniram com o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, para conhecer o plano de expansão das emissoras do Estado. Segundo Marcos Paz, o pedido atende reivindicações da população, que pede opções de programação de TV. Em São Gabriel chegam apenas os sinais de três canais de emissoras privadas.

De acordo com o diretor-presidente da RTVE, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, as emissoras do Estado estão passando por reformulação e devem integrar o Plano Estadual de Telecomunicações que está em análise.

“Nossa visita à TVE é mais para agradecer a atenção do Governo do Estado e anunciar a adesão do nosso município ao plano de expansão. É importante para o município ampliar as opções de programação e assegurar à população um canal que exponha mais amplamente as ações do governo e que futuramente poderá também se tornar um meio de interação das instituições locais, como a Câmara e a Prefeitura, com a população do município”, afirmou Marcos Paz.

Bosco Martins reafirmou que a expansão da TV Educativa “é uma determinação do governador Reinaldo Azambuja. O objetivo é levar o sinal da TVE a todos os municípios e melhorar o sinal em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, alcançando cerca de 80% da população”.

No último dia 30 de julho o governador Reinaldo Azambuja ativou o sinal da TVE em Bonito. No próximo fim de semana será inaugurado o canal em Aquidauana e Anastácio. Nessa primeira fase esta prevista a ativação do sinal também em Jardim. Guia Lopes da Laguna, Camapuã, Três Lagoas, Dourados e Maracaju.

(Foto: Rogério Medeiros)