8 de maio de 2024 - 23:16

UEMS da Capital oferece aulas gratuitas de inglês para seus alunos, docentes e funcionários

Campo Grande (MS) – Estudar em outro país, apresentar trabalhos ou até mesmo ler um texto em inglês. O domínio desse idioma é cada vez mais relevante no universo acadêmico e, em virtude da demanda, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está oferecendo cursos de inglês gratuitos para alunos, professores e funcionários da unidade de Campo Grande. As aulas fazem parte do projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos de Linguagens e Linguística Aplicada e da Assessoria de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica (Arelim), que foi aprovado pela secretária de Estadual de Educação, Maria Cecília Amendola Mota.

Ítalo Passos Mossi é um dos alunos do projeto. O acadêmico do primeiro ano de Geografia tem vontade de conhecer outros países e fazer um curso no Canadá. “Para estudar fora preciso da documentação e do exame Toefl, por isso estou me preparando. Comecei no nível básico, mas ano que vem já pretendo entrar no preparatório para o Toefl”, conta Ítalo.

O desejo de estudar fora é da maioria dos alunos do projeto, segundo a professora do projeto, Renata Pessoa. “Eles têm o objetivo de estudar fora, buscar um mestrado ou outro curso, por isso precisam do inglês para seleção e para leitura da bibliografia”, comenta Renata Pessoa.

Ítalo com sua turma de inglês
Ítalo com sua turma de inglês da professora Renata

Esse desejo dos alunos vem ao encontro do objetivo desse projeto, que é a internacionalização da UEMS. Através dos cursos de inglês, os alunos são preparados para apresentação de trabalhos para participarem de congressos internacionais, leituras específicas e até intercâmbios em outros países. “Esses cursos fazem parte da política de internacionalização da UEMS, preparando o aluno para um contexto internacional. Acreditamos que com esses cursos, o aluno possa ter acesso a outras literaturas em inglês, além da possibilidade de mobilidade acadêmica internacional e apresentação de trabalhos em eventos em outros países” explica o assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da UEMS, professor doutor Ruberval Maciel.

O projeto é dividido em turmas com objetivos em comum, como o Preparatório para o Toefl que é voltado à preparação do aluno para o exame de proficiência internacional, requisito para mobilidade acadêmica internacional e também aceito em provas de proficiência em inglês de cursos de pós-graduação.

Inglês Pibid que é voltado para alunos que participam do Pibid. Neste curso, a linguagem é específica para ampliar a fundamentação teórica das práticas realizadas nas aulas de inglês na escola. Inglês Iniciante, com três turmas e Inglês Intermediário, com duas turmas, para todos os alunos, professores e funcionários que tiverem interesse em aprender a língua.

Inglês para Medicina, que é voltado para os alunos do curso de Medicina. Nesta modalidade é apresentada a linguagem científica e as práticas linguísticas da área médica, com a intenção de habilitar os alunos do curso de Medicina da UEMS a participarem de eventos internacionais. Para Jeferson Moraes Mota, acadêmico do segundo ano de Medicina, o curso e inglês é muito importante. “Na área médica a comunicação sustenta a prática e o inglês ajuda tanto no atendimento ao paciente quanto para expandir nossos conhecimentos”, explica o acadêmico.

Jeferson participa das aulas e acabou de fazer sua primeira apresentação de trabalho totalmente em inglês. “Quando começamos, os alunos estavam bem tímidos com muita insegurança para falar em inglês. Hoje, já apresentamos trabalhos somente falando em inglês e a evolução deles é cada dia mais interessante”, comenta a professora Kelly Rosane de Lima Silva Rodrigues, que é professora das turmas de Medicina.

Jeferson Moraes Mota apresentando o trabalho em inglês

Inglês para Pesquisadores que é voltado para professores ou alunos de mestrado, que querem desenvolver a proficiência em Língua Inglesa de acordo com um tema de sua pesquisa. “O curso está sendo muito importante para aprimorar meu inglês. Sempre estamos precisando para leituras e para publicações internacionais”, conta o professor do curso de Geografia Orlando Moreira Junior, que participa das aulas para pesquisadores.

As aulas são realizadas desde setembro, na unidade da UEMS em Campo Grande, com metodologias específicas visando atender necessidades específicas no desenvolvimento da proficiência em língua inglesa. Segundo o coordenador do projeto, professor doutor Ruberval Maciel, “em 2017, a parceria entre o Arelim e Secretaria de Estado de Educação deve ser ampliada para outras unidades da UEMS”.

Emmanuelly Castro/ Comunicação UEMS.