25 de abril de 2024 - 01:20

TVE Cultura e TV News vão transmitir ao vivo diplomação dos eleitos em MS

Diplomação dos eleitos em 2016; evento cabe ao TRE. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom/Arquivo)

A TVE Cultura, em parceria com o portal de notícias Campo Grande News, transmitirá ao vivo, a partir das 19h30 desta sexta-feira (14), diretamente do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em Mato Grosso do Sul em outubro deste ano. O ato é realizado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e antecede a posse efetiva nos cargos conquistados nas urnas, a partir de 2019, envolvendo apenas os eleitos que já tiveram suas contas de campanha –isto é, os pareceres sobre se recebimentos e pagamentos ocorreram de forma regular– julgadas.

As transmissões feitas pelo Campo Grande News e a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) vão contemplar todos formatos de mídia, com veiculação em canais do YouTube, Facebook, canal aberto de televisão e, ainda, na rádio Educativa 104.7 FM.

A transmissão da diplomação segue orientação do governador Reinaldo Azambuja, visando a garantir uma maior aproximação da população dos seus agentes políticos eleitos, segundo destacou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. “Trata-se de um evento muito importante para ajudar a população a ter ciência sobre quem são os futuros responsáveis pela gestão da coisa pública e por sua representação nos parlamentos estadual e federal. E que segue totalmente a determinação do governador para darmos transparência e visibilidade às ações envolvendo integrantes da gestão”.

Secretário Eduardo Riedel destaca determinação do governador Reinaldo Azambuja para se dar transparência e visibilidade a fatos envolvendo o governo. (Foto: Pedro Amaral/Fertel/Arquivo)

“Estaremos trabalhando com cerca de 15 profissionais para retransmissão no sistema já digital para a Capital e Dourados e a outros 14 municípios que passarão ao digital em 2019 ”, explicou o diretor-presidente da Fertel , Bosco Martins. As reportagens no local do evento e a coordenação das transmissões caberão à jornalista Lívia Machado Infante.

A lista de eleitos, envolvendo candidatos a serem diplomados, inclui o governador reeleito, Reinaldo Azambuja, seu futuro vice, Murilo Zauith, bem como os dois senadores –Soraya Tronicke e Nelson Trad Filho– e seus respectivos suplentes, todos vencedores na disputa majoritária, que envolve o maior número de votos obtidos pelos candidatos.

Os oito deputados federais eleitos –Rose Modesto, Tereza Cristina, Beto Pereira, Dagoberto Nogueira Filho, Fábio Trad, Loester Carlos (o Tio Trutis), Luiz Ovando e Vander Loubet– também devem ser diplomados; bem como os 24 deputados estaduais, que disputaram a eleição proporcional (onde os votos são computados primeiro para partidos e coligações para cálculo dos coeficientes partidário e eleitoral e, em seguida, as vagas são distribuídas entre os mais votados em cada chapa).

Vão compor a Assembléia Legislativa Renan Contar (o Capitão Contar), Carlos Alberto David dos Santos (Coronel David), Jamilson Name, Renato Câmara, Onevan de Matos, Zé Teixeira, Lídio Lopes, Paulo Corrêa, Felipe Orro, Barbosinha, Marçal Filho, Rinaldo Modesto (Professor Rinaldo), Márcio Fernandes, Eduardo Rocha, José Almi Pereira Moura (Cabo Almi), Pedro Kemp, Londres Machado, Roberto Razuk Filho (Neno Razuk), Herculano Borges, Gerson Claro, Antônio Vaz, Evander Vendramini, Lucas Lima e João Henrique Catan.

Na internet

Governador Reinaldo Azambuja será diplomado, procedimento antecede a posse em 1º de janeiro. (Foto: TVE/Reprodução)

Quem quiser poderá acompanhar a transmissão da posse pela internet, graças à parceria com o portal de notícias Campo Grande News –um dos maiores e mais conhecidos jornais online de Mato Grosso do Sul. O endereço vai divulgar o link ao vivo das transmissões, realizando também a cobertura presencial do evento.

As transmissões também poderão ser acompanhadas por meio do Portal da Educativa (na aba Assista a TV do site http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br e no Link Ao Vivo, em http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/aovivo) ou, ainda, na fan page do Portal da Educativa no Facebook (em https://www.facebook.com/PortaldaEducativa).

Como sintonizar

A transmissão da diplomação dos eleitos começa às 19h30 de sexta-feira (14). A TVE Cultura pode ser sintonizada pelo canal digital 4.1 da TV aberta e pelo 15 da NET; e na região da Grande Dourados o sinal digital pode ser captado pelo 13.1. A programação também vai ao ar ao vivo nos municípios onde o sinal analógico da emissora está disponível.

Na parabólica, por enquanto, a TVE Cultura transmite o sinal pelo satélite StarOne C3. O telespectador deverá buscar a posição 75º oeste e o transponder 3B (polarização vertical). As parabólicas devem ter raio mínimo de 1,80 metro para a boa recepção do sinal.

Para o sinal HD, ajuste o receptor à frequência 3.696,5 MHz, em modulação 8PSK, FEC 2/3 e taxa de símbolo 7.321,00 KSPS. O aparelho deve ter condições de receber os padrões de transmissão DVB-S2 e MPEG-4. A recepção em SD é feita na frequência 3.832,38 MHz, modulação KPSK e FEC 3/4, com taxa de símbolo de 3.255,3 KSPS. O receptor precisa ser preparado para receber em DVB-S.