plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 04:31

TVE Cultura discute grade de programação com estreia de novos programas

Emissora pública de MS reforça visibilidade da produção local com estreia de programa cultural diário e, ainda, destaca as novas atrações alusivas ao 50 anos da TV Cultura
Reunião tratou de ajustes na grade de programação da TVE Cultura. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Reunião tratou de ajustes na grade de programação da TVE Cultura. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Produtores, diretores, editores e jornalistas da TVE Cultura se reuniram nesta quinta-feira (2) para discutirem detalhes das mudanças que vêm sendo implementadas na grade de programação da emissora. As adequações alinham a produção local aos programas que a TV Cultura –parceira nacional da emissora estatal sul-mato-grossense– apresenta nos últimos dias, em comemoração aos seus 50 anos.

“Discutimos meios de deixar a nossa grade afinada àquilo que a TV Cultura também insere. Passamos a contar com novas e variadas atrações, que vão complementar um conteúdo regional sem equivalentes em Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins, ao apontar que os próximos dias serão de estreias nacionais e locais, com novos episódios de programas já consagrados da TVE Cultura sendo exibidos.

Até 30 de maio, ajustes na programação serão realizados. Boa parte dos novos programas, porém, já está à disposição da audiência.

Uma das principais mudanças já é sentida diariamente: desde esta semana, o Giro do Esporte mudou de horário, passando a começar às 11h para trazer as novidades do mundo desportivo sul-mato-grossense. Na sequência, às 11h30, vem o Panorama MS, programa que reúne especialistas para discutirem temas diversos de relevância para a sociedade, que também deixa a sua opinião e participa ao vivo.

Às 12h vai ao ar o Jornal da Cultura 1ª Edição, gerado pela TV Cultura de São Paulo e com duração de 45 minutos, “complementando nossa grade com um noticiário nacional preciso”, destacou. Dentre as novas atrações estão, também, o Vitrine Brasil, que logo contará com contribuições da TVE Cultura, e o AgroCultura.

Nacional

O Vitrine Brasil promete colocar em evidência atrações regionais, sendo produzido com as parceiras nacionais –como a TV Nova Nordeste (PE, de onde veio o primeiro programa), TV Itararé (PB), TV Cultura do Amazonas, CTVE (Cascavel, Paraná). Na telinha, peculiaridades, personagens e histórias de cada região do país. A atração vai ao ar aos domingos, às 19h30.

O AgroCultura estreia neste sábado (4), a partir das 11h30 em rede nacional, com consultoria e comentários do professor e agrônomo Xico Graziano e informações sobre o setor que é considerado o pilar da economia brasileira. A apresentação caberá a Amanda Valeri, com reportagens especiais de Bruno Faustino. A intenção é cobrir todo o país, mostrando as notícias mais importantes do campo –na estreia, a Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), a Expozebu, de Uberaba (MG), e a força do agronegócio no oeste paranaense são destaques.

Equipe da TVE Cultura avaliou novas atrações e formatos. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Equipe da TVE Cultura avaliou novas atrações e formatos. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Local

Além do reforço na grade, a TVE Cultura promete manter o foco no destaque às atrações locais, tanto dando espaço aos parceiros como mantendo a variedade da grade com as produções próprias. “Temos como principais papéis a divulgação da cultura e defesa da educação, temas que continuarão a balizar nosso trabalho, que ganha cada vez mais visibilidade com a incorporação de novas tecnologias”, pontuou Bosco Martins.

A primeira parte envolve a formatação de um programa jornalístico diário que tem como pauta um noticiário cultural vasto sobre Mato Grosso do Sul. A atração, já em fase de produção e batizada até aqui de Cult, vem sendo preparada nas últimas semanas para logo ser incorporada à grade.

Emissora faz testes de novo programa focado na cultura. (Foto: Reprodução)
Cult estreia nesse semestre, com doses diárias do que acontece na cena Cultural de MS. (Foto: Reprodução)

Desde 2018 a TVE Cultura passa pelo processo de digitalização do seu sinal na Capital e também no interior, onde em breve serão ativadas as novas antenas. Neste ano, mais tecnologias devem ser incorporadas na emissora de TV e também na Educativa 104.7 FM, que passará a contar com sinal digital graças a convênio com o Ministério Público do Trabalho que permitiu o repasse de R$ 200 mil à fundação.

Nos dois casos, parcerias foram fundamentais para viabilizar as conquistas das emissoras, seguindo a premissa do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, de efetuar uma prestação de serviços otimizada e com geração de economia, “valendo-se da criatividade e da percepção da sociedade da importância do sistema público de comunicações”, finalizou o diretor-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *